∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Exército Brasileiro e Saab assinam contrato de sistema de mísseis terra-ar RBS 70


Nesta segunda-feira, 3 de março, a empresa sueca Saab divulgou nota sobre a assinatura de contrato para entregas, ao Exército Brasileiro, do sistema de defesa de curto alcance RBS 70. A encomenda tem valor aproximado de 80 milhões de coroas suecas, o que equivale a pouco mais de 29 milhões de reais, e inclui entregas de lançadores portáteis, mísseis e equipamentos associados.

Segundo a Saab, as entregas estão programadas para ocorrer ao longo de 2014. Não foi divulgada a quantidade de lançadores do RBS 70 compreendidos no contrato. Os mísseis serão do tipo Mk II, e a encomenda inclui simuladores, equipamentos de visão noturna, um set para testes, ferramentas de manutenção, sobressalentes, equipamentos associados, além de treinamento para os operadores e equipes de manutenção.

A empresa sueca também afirmou na nota que os sistemas, entre outros, visam a proteção da infraestrutura estratégica brasileira, e que serão empregados na proteção de grandes eventos programados, incluindo a Copa do Mundo FIFA de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Contando esse contrato para o Exército Brasileiro, o RBS 70 já foi adquirido por 19 países dos cinco continentes, num total de 1.600 sistemas e 17.000 mísseis, informou a nota da empresa. A Saab também ressaltou que o sistema possui capacidades únicas, confiabilidade e baixo custo do ciclo de vida, o que é bastante apreciado por operadores em ambientes bem diferentes. A família RBS 70 inclui o aprimorado RBS 70 NG, cujo sistema de mira (adequado tanto aos mísseis existentes quanto de nova geração do sistema) permite o emprego tanto como MANPADS (carregado por um soldado) quanto remotamente controlado, seja num veículo terrestre ou navio.

A guiagem do míssil RBS 70 é por meio de laser, o que o torna imune a contramedidas, jameamento e fontes de calor, segundo a nota da Saab.
Fonte: Saab e força terrestre.
Exército Brasileiro e Saab assinam contrato de sistema de mísseis terra-ar RBS 70 Exército Brasileiro e Saab assinam contrato de sistema de mísseis terra-ar RBS 70 Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 03:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.