∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Internet quântica é utilizada há dois anos. Novo tipo de rede torna a segurança online muito maior e mais avançada.

Se você acompanha notícias sobre avanços tecnológicos, sabe que um dos próximos passos na evolução dos computadores é a computação quântica. Dessa maneira, as máquinas do futuro passariam a ser mais rápidas, além de contar com uma capacidade de armazenamento e processamento de dados maior. Agora, os cientistas do Laboratório Nacional de Los Alamos podem ter desenvolvido a internet do futuro. Os responsáveis pelo projeto já utilizam esse possível substituto há dois anos, com o objetivo de testar o seu funcionamento — e, como algumas pessoas podem ter imaginado, esse novo “produto” é conhecido como internet quântica.

Segurança em um novo nível:
Toda vez que alguém tenta medir um objeto quântico, o alvo de estudo se altera — ou seja, é impossível de ser medido. O pessoal de Los Alamos conseguiu aplicar essa característica a uma rede, fato que “turbinou” a segurança deste tipo de conexão e tornou a interceptação de mensagens simplesmente impossível. O problema é que essa característica também possibilita a comunicação apenas entre dois pontos, de modo que uma terceira pessoa, por exemplo, receberia dados ininteligíveis. No entanto, os pesquisadores conseguiram utilizar um roteador, possibilitando a transmissão de dados entre partes variadas. Contudo, o único problema é o fato de que toda a segurança fica por conta da central que cuida do roteador. Com isso, qualquer problema nessa área deixaria a rede completamente exposta. Por conta disso, só podemos esperar que as pesquisas futuras consigam resolver mais essa brecha.
Por: Rafael Gazzarrini.

Internet quântica é utilizada há dois anos. Novo tipo de rede torna a segurança online muito maior e mais avançada. Internet quântica é
utilizada há dois anos.
Novo tipo de rede torna a segurança online
muito maior e mais avançada. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:18:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.