∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Operação Verão com 2,7 mil policiais é lançada no litoral.


O Governo Estadual e a Secretaria de Segurança Pública lançaram oficialmente, em Santos, na Praia José Menino, a Operação Verão 2012 / 2013.
“A Operação Verão vem para trazer conforto e segurança para o turista que vai para a Baixada”, disse o governador Geraldo Alckmin durante o evento. “Policiais militares, civis e técnico científicos já presentes na região ganharão reforços para conseguir cumprir esse objetivo”.
A ação acontecerá a partir da próxima sexta-feira (28) e vai até o dia 31 de março de 2013, contemplando 15 municípios dos litorais norte e sul do Estado: Santos, Iguape, Ilha Comprida, Cananéia, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Monguagá, Itanhaém, Peruíbe, São Vicente, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.
“A expectativa é que ano a ano a operação se aprimore, sempre trazendo não só segurança para quem desce, mas também para a população litorânea”, afirmou o Secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

Polícia Militar e Bombeiros
Para a operação, serão deslocados 2.273 policiais militares, sendo 1.420 para o litoral sul e 534 para o litoral norte. Além do aumento do efetivo, outros 319 PMs de comando especializados, como Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Policiamento de Choque, Corpo de Bombeiros, Grupamento de Radiopatrulha Aérea e Corregedoria.
A região do Vale do Ribeira e Baixada Santista receberão, em caráter permanente, 148 novas viaturas (84 carros Palios Wekeend e 64 motocicletas Yamaha Lander). Cinco helicópteros Águia também estarão a disposição, sendo três para o litoral sul e dois para o norte.
No mesmo evento, aconteceu a formatura de 415 guarda-vidas temporários, que atuarão no Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), com objetivo de reduzir o número de afogamentos através da prevenção de acidentes. Os guarda-vidas serão supervisionados pelo efetivo do Corpo de Bombeiros.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Reginaldo Campos Repulho, a contratação de temporários é uma inovação bem vinda. “Já tínhamos o bombeiro militar atuando como guarda-vidas, além de outros contratados pelos municípios. Agora, com esse reforço temporário, faremos com que os números de óbitos por afogamento nas praias seja reduzido”, disse.


Polícia Civil 
A Polícia Civil levará 475 policiais para a Operação Verão, entre delegados, escrivães, investigadores, agentes policiais, agentes de telecomunicação e carcereiros.
Dez veículos Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) serão utilizadas, em conjunto com o Grupo de Operações Especiais (GOE) de Santos, para reforçar o efetivo, além de 236 viaturas do Departamento de Polícia Judiciária do Interior – 6, que estarão à disposição dos policiais civis.

Polícia Técnico-Científica
Os plantões do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) serão reforçados por técnicos e legistas que já atuam na região do litoral. A Polícia Técnico-Científica suspenderá férias, licenças e afastamentos das cidades de Santos, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém e Registro, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, durante a ação.

Evento
Além da formatura dos guarda-vidas temporários, policiais militares do Grupamento de Radiopatrulha Aérea e do Corpo de Bombeiros fizeram uma demonstração de salvamento no mar, com um dos helicópteros que estará à disposição dos policiais durante a Operação.
O governador também assinou a autorização de compra de 22 Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que farão parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Por: Rodrigo Paneghine, com colaboração de Beatrice Caparbo.
Operação Verão com 2,7 mil policiais é lançada no litoral. Operação Verão com 2,7 mil policiais é lançada no litoral. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 05:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.