∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Argentina: Exército Recebe os Lanza VC CP-30.


O  ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, entregou,  no dia  07 de Dezembro, os quatro primeiros Lançadores de Foguete (lanzadores de cohetes) LANZA LVC CP-30 , ao  Grupo de Artillería de Lanzadores Múltiples 601, do  Ejército Argentino, localizado em  Junín, nas comemorações do  “Día da Arma de Artilharia” celebrado no  Campo de Mayo, Buenos Aires.

 “A estas cuatro coheteras que han sido desarrolladas íntegramente por Fabricaciones Militares (FM) y CITEDEF (Instituto de Investigaciones Científicas y Técnicas para la Defensa), queremos sumarle el desarrollo de 16 más para completar una unidad de 20. Indudablemente, se trata de una capacidad de fuego muy importante que nuestra artillería no tenía, y que esperamos lograr en el más breve plazo", declarou Puricelli.

Trata-e de uma importante arma estratégica para as forças terrestres, e que permite negar o acesso a área as ao agressor, segundo consta do informe distribuído pela Casa Rosada.
 O Chefe do Estado-Maior do Exército Argentino Tenente-general Luis Alberto Pozzi,  destacou  “a recepção dos quatro lança-foguetes que marca o objetivo de produção nacional em um trabalho integrado entre: Fabricaciones Militares, CITEDEF, Exército e  Ministério da Defesa”.

Também ressaltou  “a manutenção, reequipamento, e o avanço e incorporação de novos materiais e tecnologias”.

Entre as áreas de cooperação mais importantes, se destacam aquelas vinculadas à  recuperação e manutenção de sistemas de armas; modernização de armamentos e equipamentos de uso militar; fabricação de munições de distintos calibres, e investigação  aplicada e desenvolvimento tecnológico, entre outros pontos.


 
 O  Lanza VC CP-30

O primeiro acordo firmado pelo  Ministério de Defesa – através da  CITEDEF - e a Dirección General de Fabricaciones Militares (FM), data de 2008, quando foram estabelecidos, entre outros pontos, colaboração em conjunto para desenvolvimento em série dos “Lanzadores Múltiples” e foguetes "Pampero".

Na atualidade existem duas alternativas para operar com o sistema de foguetes: Lanza VC CP-30, com capacidade de  lançamento do foguete "Pampero" de 105mm, com sistema SABOT, de 127mm. A plataforma do LVC CP-30 está instalada sobre caminhões IVECO TRAKKER.

As equipagens da  “Unidad de Artillería de Lanzadores Múltiples” foram treinadas no sistema de armas pelos engenheiros e técnicos do  CITEDEF.

Projetado para atender aos requisitos técnicos e operacionais do Exército Argentino, o Lança-foguetes LANZA VC é um sistema de arma de saturação que é possível neutralizar as forças blindadas, tropas motorizadas, postos de comando, zonas de concentração, postos de comando, centros de comunicações ou qualquer outro alvo situado em profundidade no terreno inimigo.

Dados Técnicos
Caminhão IVECO TRAKKER
Grua Autoportante – Capacidade 5t
Sistema de nivelamento – 4 apoios hidráulicos
Peso Total 16.750kg

Módulos para os foguetes
Material – Alumínio
Quantidade - 3
Tubos por módulo – 9
Calibre 127mm
Sistema de Disparo
Disparo por Rajada – selecionar de 1 a 27 foguetes
Cadência de disparo 1 Foguete a cada 0,5 segundos
Segurança – A seqüência de disparo é projetada para que não ocorra colisão dos foguetes na boca dos lançadores.

Sistema de Tiro
Automático com sistema computadorizado similar a dos canhões, estação meteorológica própria e GPS

Alcance
O alcance estimado é de 30 – 35 km
Capacidade similar a da munição SS-30 do Sistema Brasileiro ASTROS II.

Fonte: Portal DefesaNet. 
Argentina: Exército Recebe os Lanza VC CP-30. Argentina: Exército Recebe os Lanza VC CP-30. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 01:56:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.