∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

2.4GHz | 5GHz | 60GHz - Qual a melhor frequência de banda para CFTV Wireless?


É muito comum os usuários domésticos utilizarem as câmeras IP WiFi nas suas residencias, já que não há necessidades de cabos para conexão com a rede ou internet. Como consultor de segurança eletrotônica de soluções de videovigilância IP, muitas das vezes tenho sido questionado sobre as câmeras IP Wi-Fi e projetos wireless, por exemplo, qual a capacidade de alcance de sinal WiFi ou Wireless?; Qual a melhor frequência, 2,4 GHz ou 5GHz?; Nesta postagem, eu pretendo esclarecer estas dúvidas básicas que lhe permite encontrar as respostas.

O título não está errado, 60GHz é a próxima geração de tecnologia WiFi 802.11, após o anúncio da 802.11 ac, é também chamado de WiGig. A frequência 2.4GHz é o WiFi mais utilizada, inclui 802.11 b / g / n; 5GHz é outra frequência de banda sem fio para dispositivos. Também tem dispositivo WiFi com dual-band, incluindo-le os padrões 802.11 n / ac. A frequência de banda em 60GHz, é a frequência de banda para a próxima geração no padrão 802.11, já anunciado nas mídias internacionais. Será que a nova frequência de banda em 60GHz será melhor que a 2.4GHz, 5GHz?

Veja a seguir um comparativo entre as frequência 2.4GHz, 5GHz e 60GHz. Acredito que você vai se impressionar. A banda de rede Wi-Fi em 60GHz chegou para ficar e não vai ser diferente, os fabricante de videovigilância IP adotarão essa frequência. Claro, isso vai levar um bom tempo. Eles precisam limpar os seus megas estoques e armazenamento. Nem preciso falar deste tempo, quando se trata do Brasil. Vamos ao que interessa? Veja a baixo os comparativos das frequência de banda de rede Wi-Fi em 2.4GHz, 5GHz e 60GHz.

Velocidade de transmissão:
- Frequência de banda em 2,4 GHz: tem a velocidade máxima de transmissão em até 300Mbps, esta é a velocidade máxima de telecomunicação dos dados em um roteador no padrão 802.11n, também só pode ser alcançada quando se utiliza antena com tecnologia MIMO 2x2  Alguns fabricantes afirmam que seu produto podem chegar até 600Mbps, se utilizar antena com a tecnologia MIMO 4x4.

- Frequência de banda em 5GHz: tem a velocidade máxima de transmissão em até 867Mbps, você pode encontrar está frequência nos roteadores WiFi dual-band, exemplo: TP-LINK, D-Link, Tenda e etc. Normalmente esses produtos oferecem a velocidade máxima de transmissão em até 1167Mbps em largura de banda, claro, incluindo os 300 Mbps da frequência de 2,4 GHz.

- Frequência de banda em 60Hz: tem a velocidade máxima de transmissão em até 6Gbps, atualmente você não encontra nenhum equipamento tecnológico comercializado de rede IP que funcione nesta faixa de frequências, acredito que os produtos na frequência em 60GHz aparecerá no próximo ano.


Distância de transmissão
Não há dados precisos para a distância de telecomunicação Wi-Fi, já que muitas interferências podem variar no resultado final. De acordo com os dados publicados no Wikipedia, encontramos a seguinte distância WiFi:
  • 2,4 GHz: 70m (indoor), 250m (outdoor)
  • 5GHz: 35m (indoor)
  • 60GHz: 15m (RF Beamforming, indoor)

De acordo com o fenômeno na física "atenuação de sinal", quanto maior for o comprimento do cabo, maior é a atenuação, até o ponto do sinal tornar-se fraco a ponto de não ser mais entendido pelo destinatário. A Qualcomm lançou recentemente o SoC Snapdragon 810 que suporta 802.11, sinal WiFi de 60GHz, cobre apenas um local pequeno. Entretanto, alguns engenheiros inventaram a tecnologia "beamforming".


Resumo:
É como eu sempre falo... Cada projeto é um projeto! Pra mim, todos os projetos são únicos. Cada frequência de banda tem sua particularidade, virtude e desvantagem. Tenha o pleno domínio e conhecimento do seu projeto, ele pode levar ao sucesso, mas também pode levar ao fracasso! Para locais interno (indoor) de até 100m², eu recomendo a frequência de 2,4 GHz. Locais corporativo ou área externa (outdoor), eu recomendo a frequência de 5GHz.


Por: Diogenes Bandeira
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica
Blog: Diogenes Bandeira
2.4GHz | 5GHz | 60GHz - Qual a melhor frequência de banda para CFTV Wireless? 2.4GHz | 5GHz | 60GHz - Qual a melhor frequência de banda para CFTV Wireless? Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 09:16:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.