∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Condomínio integra circuito de monitoramento CFTV a nova infraestrutura


O complexo de edifícios comerciais do Centro Empresarial CNC, localizado em Brasília (DF), agora conta com um novo sistema de comunicação de dados. Com infraestrutura de rede entregue pela Allied Telesis, multinacional de telecom, e implantada pela AeroNet Engenharia e Tecnologia e da SVC Construções S.A., a solução agora é integrada aos sistemas de segurança (CFTV) e controle de acesso do complexo.

De acordo com a Allied Telesis, o empreendimento contou com a instalação de 480 câmeras IP, 40 mil metros de fibra óptica, instalação de rede de dados horizontal metálica para CFTV, fornecimento de hardware para a sala de Controle e instalação e configuração de videowall, switches, storage (armazenamento) e servidores.

Além disso, o projeto também envolveu a aquisição de switches x610, com funcionalidades como protocolo de roteamento de redes IP e VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol). O último item trabalha com protocolo para redundância de Gateway de rede, com o objetivo de dois ou mais roteadores compartilharem o mesmo IP. Também foram adquiridos switches de acesso WebSmart GS95, utilizados para conexão dos subsistemas e alimentação de dispositivos por meio do recurso PoE+ (Power over Ethernet), que representa mais potência em transmissão de energia e dados.

Segundo o gerente do Centro Empresarial CNC Brasília, Franco Morais, a escolha da Allied Telesis se deu por seu amplo portfólio que disponibiliza os produtos certos para cada necessidade, além de apresentar soluções com custo-benefício apropriadas. “Já os equipamentos foram selecionados baseados nos requisitos de alta disponibilidade, desempenho e potência energética para alimentar as câmeras de monitoramento”, diz.

Morais explica que os edifícios possuem exigências específicas, sendo assim, cada subsistema foi exaustivamente planejado e testado antes de entrar em operação, sempre buscando alta disponibilidade e tolerância a falhas. “A implementação da solução foi feita utilizando protocolos dinâmicos para troca de informações nos switches de concentração e também para garantir a resiliência em caso de falhas na operação.”

Morais conta ainda que o projeto trouxe alguns desafios, como calcular o consumo de energia e de banda de acesso, determinando quais as soluções tecnológicas iriam atender as demandas planejadas para entregar um sistema de vídeomonitoramento de alta definição.

Ainda de acordo com o gerente, a rede do CNC Brasília foi planejada para suportar as atuais e futuras demandas. “As possíveis expansões deste projeto serão focadas no aumento da capacidade de armazenamento e aumento da quantidade de câmeras, sendo que o sistema projetado já prevê possíveis expansões”, conclui.


Por: Joao Monteiro
Fonte: IP News
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica
Blog: Diogenes Bandeira
Condomínio integra circuito de monitoramento CFTV a nova infraestrutura Condomínio integra circuito de monitoramento CFTV a nova infraestrutura Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 23:41:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.