∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Matheus Muniz projeta casa movida a sistema de energia solar


O sonho de ter uma casa toda funcionando à energia solar é realidade na residência de Matheus Muniz de Sá, de 23 anos, morador de Santa Izabel, em São Gonçalo. O jovem, que é técnico em sistemas de energias renováveis, idealizou o projeto orçado em R$ 20 mil e nunca mais teve problemas com contas de luz ou falta de energia.

A casa foi elaborada há dois anos, pronta para receber o sistema de renovação solar. De acordo com o técnico, ele nunca quis depender de fornecedora de energia, já que falta luz constantemente próximo a sua residência.

“É uma economia, pois nunca paguei conta de luz. Quando acaba a energia da fornecedora no bairro, eu ainda posso oferecer a minha, que é sustentável e renovável, para meus pais, que são meus vizinhos. Não possuo nenhuma ligação com a Ampla, nem relógio”, contou Matheus.

A residência, que tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda, funciona com cinco painéis solares. Para isso, também foi necessário fazer uma casa de máquinas que acumula energia para períodos noturnos ou de chuva.

Todas as lâmpadas e ventiladores da casa também são especiais para recebimento da energia solar. O rádio é automotivo, a geladeira é pequena e a TV é de LED, para consumir menos das baterias.

“Todos os meus eletrodomésticos são dimensionados para funcionar no projeto. Tenho até um ar-condicionado, mas ligo raramente para não consumir muita bateria. Meu consumo de energia tem que ser consciente. Hoje, uma placa solar tem durabilidade de 40 anos para perder 2% da eficiência. Estou há dois anos dormindo todas as noites sem problemas com energia e sem pagar conta de luz”, explicou.

Sonho antigo – O sonho de possuir uma casa com energia renovável veio da infância de Matheus, que sempre gostou de ecologia. O jovem chegou a fazer faculdade de Engenharia, mas precisou trancar. Agora ele possui a própria empresa que realiza projetos para sistemas de energias sustentáveis.

“Desde que comecei a estudar, me apaixonei por energia renovável e eólica. Sempre achei interessante o fato da luz do sol ser transformada em energia. Com 16 anos, comecei a fazer iluminação de jardins e bombeamento de água com uso de energia solar. O projeto deu muito certo. Com 20 anos, fiz um curso pela internet e vi que isso poderia gerar renda no futuro. Cheguei a fazer carrinho de controle remoto e barcos que funcionavam enquanto tinha sol, ao invés de pilha. Já visava futuramente minha casa. Hoje faço projetos para diversas residências”, disse o técnico.

Para baratear a fabricação das placas, Matheus fabrica algumas em sua própria casa, o que diminui os custos em quase R$ 300. Mesmo em dias nublados, o técnico em sistemas de energias renováveis garante que não há problemas em gerar energia.

“Ao incidir luz sobre as placas, já está gerando energia. Em dias chuvosos, como a luminosidade é reduzida, a geração de energia consequentemente também é. Mas até mesmo o mormaço fabrica energia”, finalizou Matheus, que tem o projeto de colocar mais três painéis e aumentar a reserva.


Por: Daniela Scaffo
Fonte: O São Gonçalo
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Blog: Diogenes Bandeira
Matheus Muniz projeta casa movida a sistema de energia solar Matheus Muniz projeta casa movida a sistema de energia solar Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 12:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.