∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Foi detectado novo trojan para sistemas Linux


Outro trojan voltado para sistemas Linux foi descoberto recentemente por uma equipe de pesquisadores, e esta nova amostra encontrada é bastante versátil: a praga abre um backdoor no dispositivo infectado, podendo baixar e executar arquivos mal-intencionados adicionais, além de poder espionar os usuários registrando as teclas digitadas e tirar screenshots. De acordo com os pesquisadores da espacialista em segurança Dr. Web, o trojan recebeu o nome de "Xunpes", e consiste em dois componentes: um dropper genérico e o backdoor real, que fica guardado na pasta /tmp/.ltmp/ após o dropper entrar em atividade. Uma vez iniciado, o backdoor escrito em C decifra o arquivo de configuração usando a chave que está embutida em sua extensão. Seus parâmetros de configuração incluem uma lista de servidores C & C e endereços de servidores proxy, dentre outras informações necessárias para o correto funcionamento do programa malicioso.

Depois disso, o trojan estabelece conexão com o servidor e espera por comandos de cybercriminosos. Além de tudo, este cavalo de troia pode executar mais de 40 comandos enviados pelo atacante. Entre estes estão um processo de decriptografia de futuros comandos do servidor, atividades de baixar arquivos e posteriormente executá-los, rescindir o backdoor, criar, abrir, copiar, renomear, apagar arquivos e pastas, execução de comandos bash e geração de KeyPressed. Ele também pode, como já foi mencionado antes, tirar screenshots, enviando tudo para o servidor C & C que controla a ação cybercriminosa, dentre outras atividades igualmente nefastas.


Por: Camilla Lemke
Fonte: Dr. Web
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Blog: Diogenes Bandeira
Foi detectado novo trojan para sistemas Linux Foi detectado novo trojan para sistemas Linux Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 18:35:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.