∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Avanço da tecnologia traz armas sofisticadas para os hackers


Parece filme de ficção, mas não é. Um estudo realizado pela Symantec mostra que os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados e são usados até por empresas, para os mais diferentes propósitos, como derrubar concorrentes, aumentar suas permissões em órgãos leiais e até manipular o consumidor.

De acordo com a empresa, os hackers usam novas tecnologias e abordagens como a espionagem industrial por drones na hora de cometer crimes. “Estamos na era da guerra cibernética. Organismos de estados financiam ataques para obter informações de outros países, e espionagem e crime organizado se misturam nesses atores”, explica Alan Castro, engenheiro de sistemas e especialista em segurança da informação da Symantec.

Espionagem industrial
Os ataques a alvos específicos e com objetivos claros começaram a se destacar no mundo em 2010, quando o malware Stuxnet inutilizou um quinto das centrífugas da indústria nuclear Natanz, no Irã. O ataque, atribuído a um esforço dos Estados Unidos e de Israel, tinha como objetivo sabotar os planos militares iranianos.

Ibama
No Brasil, foi descoberta uma quadrilha que mirava o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para cometer crimes ambientais. Empresários fantasmas contrataram hackers para invadir os PCs de superintendentes do órgão para que eles aumentassem a quantidade de madeira que as empresas poderiam vender. Em 10 dias, a venda autorizada movimentou cerca de R$ 11 milhões.

Cérebro
Uma clínica coreana especializada na reabilitação de pessoas viciadas em internet ganhou destaque recentemente por oferecer aos pacientes um tratamento com estímulos no cérebro que induz ao cansaço quando o paciente navega por determinado período na web. Apesar de parecer uma boa opção, especialistas alertam que a técnica pode ser usada para manipular o cérebro e criar vontades, como a de comprar, criando um estado emocional.


Fonte: O. D.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Blog: Diogenes Bandeira
Avanço da tecnologia traz armas sofisticadas para os hackers Avanço da tecnologia traz armas sofisticadas para os hackers Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 19:44:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.