∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Imagem Térmica se torna uma nova ameaça para segurança eletrônica.


Eu sei que seu password do computador não é “1234”, nem o dia do seu aniversário, nem os primeiro dígitos do seu RG ou do seu CPF. Pelo menos eu espero sinceramente que não seja.

Espero que a senha do seu banco também não seja nada óbvio. Idem em relação a seu roteador wifi, a senha do seu clube, a senha do outro banco, a senha da empresa, a senha do celular e assim por diante.

Mesmo porque se você tem uma senha óbvia, no fundo no fundo está arriscando todo o seu patrimônio por uma bobagem: senhas óbvias fazem com que experimentemos prejuízo.

Mas há problemas iniciais. Há locais que só dão espaço para 4 números como senha. Isso faz com que haja apenas 10.000 combinações possíveis. Em contrapartida, 3 tentativas erradas bloqueiam o acesso.

Respirou aliviado? Pois expire e respire com preocupação. Chegou ao mercado a FLIR C2, uma câmera termal compacta que você acopla em seu telefone como se fosse uma capinha.

Vantagens? Você pode fotografar ou filmar o mundo identificando a temperatura dos corpos à sua volta!

Desvantagens? Seu corpo troca calor com tudo. Inclusive com seu teclado. Inclusive com o teclado do caixa eletrônico.

E daí? E daí que a partir de agora, fica fácil para alguém mal intencionado aguardar você digitar sua senha no caixa eletrônico e tirar uma foto do teclado. O resultado? Uma fotografia como essa do post.

O resultado é uma composição de cores que mostra qual a sequência que você apertou de teclas. Ou seja, a câmera revela sua senha. Tanto faz se sua senha é óbvia. Ela fica registrada no teclado que você utilizou por 90 segundos.

O mesmo acontece para as senhas de fechaduras digitais, automóveis, cofres, etc etc. Portanto, tome cuidado. O perigo está cada dia mais perto de nós.

Mas lembre-se que existem formas de se proteger: basta você tocar a sequência numérica com um objeto que não transmita calor, com uma luva, manter o dedo nas teclas enquanto digita, manter a mão no teclado enquanto digita ou, ainda, esperar pelo menos 90 segundos para se afastar do seu mecanismo de proteção.


Fonte: Info Exame.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Imagem Térmica se torna uma nova ameaça para segurança eletrônica. Imagem Térmica se torna uma nova ameaça para segurança eletrônica. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 19:25:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.