∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

HGST anuncia novo disco rígido com 10 Terabyte de espaço.


Conhecida anteriormente como Hitachi Global Storage Technologies, a HGTS — agora uma subsidiária da Western Digital — revelou a existência de um novo disco rígido com a incrível capacidade de 10 TB. Ao menos em um momento inicial, o dispositivo deve ficar longe das mãos do público consumidor, sendo vendido exclusivamente como uma solução para servidores.

Para tornar o produto viável, a fabricante usa duas tecnologias distintas. A primeira se chama “HelioSeal”, que se refere ao uso de hélio para preencher e selar o interior do dispositivo — técnica bem conhecida que foi criada para diminuir a fricção da cabeça de leitura mecânica e que possibilita o uso de uma quantidade maior de placas de gravação.

A outra se chama Shingled Magentic Recording (SMR), que se baseia na escrita de dados que sobrescrevem parcialmente informações anteriores. Isso possibilita a criação de HDDs com uma maior densidade, embora isso signifique uma diminuição na velocidade de leitura, já que os dados gravados costumam estar mais “espalhados”.

As limitações impostas pelo SMR são o principal motivo pelo qual a HGTS deve demorar até o segundo trimestre deste ano para iniciar a comercialização do disco rígido (cujo preço ainda é desconhecido). Ao menos em um momento inicial, a novidade deve ser compatível somente com o Linux, ganhando suporte a outros sistemas conforme eles se adéquam ao padrão.


Por: Felipe Gugelmin.
Fonte: ZDNet/Steven J. Vaughan-Nichols, Tecmundo.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
HGST anuncia novo disco rígido com 10 Terabyte de espaço. HGST anuncia novo disco rígido com 10 Terabyte de espaço. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 15:41:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.