O mundo corporativo necessita cada vez mais de líderes que sejam especialistas em gerenciamento de pessoas, para garantir engajamento, transmissão de propósito, valores, cultura e missão da empresa.
Na visão de Paulo Alvarenga, sócio-Diretor da Crescimentum, o conceito de liderar está diretamente relacionado à estratégia do negócio e à forma com que as ações inspiram os colaboradores. “Um líder de sucesso precisa programar iniciativas que garantam que seus colaboradores entreguem a promessa de ações de forma efetiva e padronizada”, comenta o executivo.
Definir o propósito da empresa é definir a estratégia, logo, é essencial que líderes tenham características que alinhem ações com estratégias para a conquista de resultados positivos para as companhias. O especialista dá algumas dicas para que os profissionais aprimorem a visão de liderança. Confira:
Seja um líder: Liderança não é um cargo é atitude e uma escolha. Saber motivar e transformar de maneira prática um grupo com variados perfis é um desafio diário de todos os líderes.
Lidere pelo exemplo: A velha história “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, não funciona em liderança. Por isso, falando em comportamento e atitude, não exija das pessoas aquilo que você mesmo não faz. O exemplo é a melhor maneira de inspirar, motivar e entusiasmar.
Cultive bons relacionamentos: Liderança é relacionamento, e sem que haja transparência e confiança, ela fica comprometida e as alianças pessoais abaladas. Seja honesto, sincero e respeitoso com as pessoas, ainda que precise ser duro com o problema. Ouça as ideias, estimule a participação da equipe e crie um ambiente seguro no qual todos tenham confiança para expor e compartilhar pontos de vista.
Gerencie processos e lidere pessoas: Gestão tem relação com processos e liderança diz respeito a pessoas. Não tente controlar pessoas como se fossem coisas, lidere-as por meio de relacionamentos baseados em transparência, educação e confiança.
Desenvolva sucessores: Para ser um líder de verdade é preciso desenvolver sucessores, profissionais fortes e proativos. O líder ouve, respeita, reconhece e age. Líderes de sucesso desenvolvem, preparam e inspiram pessoas a executar com excelência suas atividades e responsabilidades sozinhas.
Ouça as pessoas, valorize críticas e seja humilde: Sempre haverá pessoas que discordam do seu estilo de liderança ou das coisas que você faz. Seja humilde, reconhecer erros não é sinal de fraqueza, mas de coragem, que fortalecerá a conexão com a equipe. Ouça as pessoas, não tente silenciá-los, humilhá-los ou derrotá-los.
Desenvolva inteligência emocional: Conhecimento e habilidades são necessários na liderança, mas as atitudes são essenciais. Antes de conhecer e liderar outras pessoas é preciso conhecer a si mesmo. Faça uma pausa de cinco minutos por dia, e faça perguntas a si mesmo para ajustar o que não está bom. Uma das melhores maneiras de aumentar o autoconhecimento é receber feedback, pois saber como nossos comportamentos e atitudes são percebidos pelas pessoas ao nosso redor é fundamental para o processo de desenvolvimento.
Fonte: Redação Salário BR.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Sua empresa é composta por líderes do futuro?
Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica
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22:45:00
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