∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Programa de TV Jimmy Kimmel, convence pessoas a dizer suas senhas para a câmera de TV.


Qual é sua senha? Se você tem alguma intimidade com tecnologia, saberia que esta pergunta jamais deve ser respondida. No entanto, um programa de televisão provou o motivo de tantas pessoas serem vítimas de ciberataques, phishing e tantos golpes digitais: elas simplesmente respondem.

O programa humorístico do apresentador Jimmy Kimmel decidiu testar as pessoas na rua nos Estados Unidos para ver se conseguia arrancar delas suas senhas pessoais apenas com a lábia. E o mais surpreendente é que, diante de um microfone e uma câmera, as pessoas acabavam revelando sem grandes problemas suas palavras-chave.

Era necessário algum esforço, mas não muito. Quem entende inglês pode conferir em detalhes no vídeo abaixo; para quem não domina, faremos um resumo com os destaques logo em seguida:


No primeiro caso, uma mulher diz que sua senha é o nome de seu cachorro e seu ano de formatura do ensino médio. A repórter, ao conversar com ela, descobre que seu cão chama Jameson e que ela se formou em 2009.

Em outra situação, outra mulher diz que sua senha é o nome do seu gato e um número aleatório. No entanto, com apenas algumas perguntas, a repórter fica sabendo que a gata se chama Jolie e o “número aleatório” é, na verdade, sua data de nascimento, que é 12 de julho de 1995.

Um dos homens rejeitou inicialmente dar sua senha, mas quando a repórter argumentou que era para dizer se a senha era forte ou não, ele a disse de forma alegre: “telaviv468” e “Israel”. Em outro caso, um homem disse “ireland123”, enquanto outro chegou até mesmo a soletrar “gemma123”.

Apenas um dos homens entrevistados parece ter se tocado do quão inocente ele foi ao dar sua senha. Neste último, ele disse que sua senha era em italiano, e que, na verdade, era o nome de sua avó. Quando questionado, ele disse que ela se chamava Maria. Quando a repórter questionou se sua senha era “maria” ele percebeu o engano.

Apesar de ser uma brincadeira com pessoas nas ruas, o vídeo mostra uma das principais ameaças à segurança digital, que é a inocência ou falta de cuidado do próprio usuário. Em muitos casos, o criminoso não precisa fazer muito além de perguntar para a pessoa qual é sua senha para ter sucesso em um golpe. Normalmente isso não acontece de forma tão direta, mas por meios mais sutis utilizando a técnica do phishing, que nada mais é do que um meio de tentar enganar o usuário com um site falso parecido com o verdadeiro para receber sua senha.


Fonte: O.D.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Programa de TV Jimmy Kimmel, convence pessoas a dizer suas senhas para a câmera de TV. Programa de TV Jimmy Kimmel, convence pessoas a dizer suas senhas para a câmera de TV. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 03:01:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.