∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Salvador Shopping terá videomonitoramento IP.


Classificado entre os dez maiores do Brasil, o shopping da Capital baiana investiu 1,6 milhão para migrar seu sistema de CFTV analógico para digital e nessa evolução escolheu a solução Security Center da Genetec por ser compatível com uma grande variedade de fabricantes de hardware

Com cerca de dois milhões de visitantes por mês, o Salvador Shopping, um dos dez maiores shoppings do Brasil, evoluiu seu antigo sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) analógico para IP e, nessa migração, implementou a solução Security Center da fabricante canadense Genetec, uma plataforma unificada para gerenciamento de imagens, vídeos, controle de acesso etc. No total, foram investidos neste projeto R$ 1,6 milhão incluindo gastos com hardware, software e infraestrutura.

Instalada em fevereiro deste ano pela integradora Estrela, a solução Security Center da Genetec gerencia atualmente imagens geradas por 196 câmeras, das quais 92 são móveis e 104 são fixas (metade na parte interna e a outra metade no estacionamento). Já para 2015, a equipe da Divisão de Segurança do Salvador Shopping pretende expandir o projeto para 300 câmeras.

Os planos de trocar o sistema de CFTV começaram em meados de 2013 e a Divisão de Segurança do Salvador Shopping optou pela solução em função da compatibilidade com diversas fabricantes de hardware. "Escolhemos a solução Security Center devido à sua plataforma aberta (open source) e padronizada, que nos dá a liberdade de escolher qualquer fabricante de hardware. Chegamos a pesquisar outros softwares de gestão de vídeos, mas desistimos porque eles nos obrigariam a manter sempre a mesma marca de hardware. Com o Security Center, se decidirmos fazer uma nova troca de câmeras no futuro, há uma grande variedade de marcas compatíveis com a solução da Genetec", explica Alecsandro Vinicius, chefe da Divisão de Segurança do Salvador Shopping.

Vinicius também apontou a alta qualidade da imagem do Security Center como um fator determinante para escolha da solução. Sua facilidade em buscar as imagens e a possibilidade de customizar o sistema de acordo com as demandas do operador, foram fatores importantes e complementares.

"Com o escritório da Genetec no Brasil, fica ainda melhor porque teremos suporte local e em português quando quisermos customizar o sistema para adequá-lo às nossas demandas", pontua. Vinicius menciona que a resposta imediata a eventos passou de 60% no sistema antigo para 90% com o Security Center e já houve, inclusive, reconhecimento da Polícia em relação à alta qualidade de imagem. "Já aconteceu de precisamos passar imagens do Shopping à Polícia e eles elogiaram muito a qualidade. Fica muito nítido identificar suspeitos e resolver ocorrências porque é possível visualizar faces com alta definição, coisa que era impossível com o sistema que tínhamos anteriormente", relata o chefe da Divisão de Segurança do Salvador Shopping.

"Um dos nossos maiores desafios foi trocar todo o cabeamento por fibra ótica, necessária para o sistema IP de videomonitoramento", conta Alecsandro Vinicius. Outro ponto mencionado por ele diz respeito à transmissão de dados por meio da fibra ótica. "Como o Shopping é muito grande, algumas câmeras estão localizadas a mais de 100 metros do rack mais próximo, o que prejudica o envio de informações por fibra ótica", completa. Vinicius enfatiza, porém, que o Grupo Estrela está fornecendo todo o apoio e suporte técnico necessário para solucionar essas dificuldades.

O chefe da Divisão de Segurança do Salvador Shopping explica que não foi feita projeção de retorno sobre investimento (ROI). "Como não temos patrimônio sendo furtado, registramos apenas pequenos furtos, não conseguimos calcular esse número. Hoje possuímos um sistema de CFTV mais eficiente que nos ajuda a elucidar as ocorrências, nos permite identificar suspeitos e disponibilizar as imagens para a polícia. Isso acaba se traduzindo em maior comodidade e segurança aos visitantes, nossa maior preocupação", diz.

Por: Eduardo Boni.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Salvador Shopping terá videomonitoramento IP. Salvador Shopping terá videomonitoramento IP. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 09:15:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.