∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

20 de junho – Dia do Vigilante!


No dia 20 de junho comemora-se o dia do vigilante. A profissão surgiu oficialmente no ano de 1820, quando a segurança privada foi criada nos Estados Unidos, onde um grupo de homens foi organizado por Allan Pinkerton com o objetivo de proteger o presidente Abrahan Lincoln. A Pinkerton foi à primeira empresa de segurança privada do mundo.

No Brasil, as empresas direcionadas à proteção de pessoas e patrimônios e ao transporte de valores surgiram apenas nos anos setenta. Um dos motivadores foi o relevante número de ocorrências de assalto a instituições financeiras. Mas foi somente em 1983 que a categoria conhecida como vigilante foi oficialmente instituída e regulamentada, através da lei 7.102/83.

Quem atua como vigilante não pode executar outras tarefas além daquelas relacionadas à segurança, sob pena de prejudicar as funções às quais está designado. Para quem deseja contratar os serviços de um vigilante, o primeiro passo é consultar o sindicato local sobre a idoneidade e os antecedentes do indivíduo.

Aquele que deseja exercer a profissão de vigilante deve requerer, previamente, o registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, que será concedido após a apresentação de documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos básicos exigidos. Atualmente, há cerca de 1,1 milhão de vigilantes no Brasil, sendo que, pelo menos, 350 mil trabalham em empresas de segurança. Para ser vigilante, o candidato deve cumprir alguns requisitos, previstos na Lei 7.102/83, tais como:

• ser brasileiro;

• ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;

• ter instrução correspondente à quarta série do primeiro grau;

• ter sido aprovado, em curso de formação de vigilante, realizado em estabelecimento com funcionamento autorizado nos termos da Lei 7.102/83;

• ter sido aprovado em exame de saúde física, mental e psicotécnico;

• não ter antecedentes criminais registrados;

• estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

Por: Diogenes Bandeira - Consultor de segurança eletrônica.
20 de junho – Dia do Vigilante! 20 de junho – Dia do Vigilante! Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 21:51:00 Rating: 5

2 comentários:

  1. Parabéns aos profissionais dessa profissão, só lembrada quando um sinistro acontece. Até no seu dia, a lembrança vem depois.

    ResponderExcluir
  2. adao.napolitano, sou vigilante e concordo plenamente com você.

    ResponderExcluir

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.