∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Unitrans testa projeto de monitoramento de câmeras em 20 ônibus de sua frota


A Unitrans está testando um projeto piloto em cerca de 20 de seus ônibus. Trata-se da instalação de um visor de monitoramento que permite ao motorista visualizar, de sua cadeira, todo o interior do veículo sem ter que se virar e perder a atenção do trânsito. De acordo com o gerente de tráfego da empresa, Adeilton Nascimento, o projeto começou a ser desenvolvido no início do ano e tem o objetivo de antever para o operador situações que incomodem os passageiros e sejam estranhas ao dia a dia. As imagens vistas pelo motorista também são armazenadas em tempo real em uma Central de Monitoramento da empresa.

Segundo o coordenador da Central de Monitoramento da Unitrans, Pedro Gomes, a tela de visualização das imagens fica na frente e um pouco mais acima da cabeça do motorista. “O equipamento não é como aqueles DVDs que atrapalham o motorista. É mais discreto e mostra todas as imagens que estão sendo feitas próximas ao cobrador e na extensão de todo o ônibus”, explicou o coordenador, destacando que ao todo são quatro câmeras espalhadas pela extensão do ônibus. “Isso é bom porque antes o cobrador ficava muito isolado. Agora não”, frisou Pedro Gomes.

Além da visualização por parte do motorista, ao final do dia, as imagens das quatro câmeras espalhadas pelo ônibus e gravadas no cartão de memória do equipamento são descarregadas na Central de Monitoramento mantida da Unitrans. Nessa Central, cerca de 20 funcionários estão atentos ao que aparece nas imagens. “O motorista está atento a toda movimentação no interior do ônibus. Quando ele percebe uma movimentação estranha ele mesmo pode acionar a polícia. Mas, em outras situações, o motorista pode não perceber a ação e as imagens descarregadas na Central de Monitoramento podem ajudar na solução de algum caso”, lembra Adeilton, destacando que isso reforça a segurança durante as viagens.
Fonte: News Comunicação - Paraíba.  
Unitrans testa projeto de monitoramento de câmeras em 20 ônibus de sua frota Unitrans testa projeto de monitoramento de câmeras em 20 ônibus de sua frota Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:05:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.