∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Centro de Monitoramento por câmeras da PM no Mato Grosso do Sul deve ser entregue em maio


Está prevista para maio a conclusão das obras do prédio que irá abrigar o novo Centro de Operações e Monitoramento da Polícia Militar (Copom), de Três Lagoas. O empreendimento, que conta com um investimento de R$ 279,9 mil, faz parte do processo de implantação do sistema de monitoramento por vídeos em Três Lagoas. Oprojeto é desenvolvido com recursos mitigatórios da Petrobras, em decorrência da construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), no município. A ordem de serviço para a construção foi assinada na segunda quinzena de setembro e as obras iniciadas em outubro. Conforme o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel, Wilson Sérgio Monari, as obras estão dentro do cronograma e já ingressando na fase de acabamento. “As obras estão aceleradas. Acredito que, até o final de maio, no máximo, início de junho, o prédio esteja pronto. A nossa expectativa é que, até a conclusão do prédio, já tenha sido realizada a licitação para a aquisição dos equipamentos”, disse. A nova central de operações da PM é construída dentro do quartel da PM, em uma área de 130,6 m³. A obra é executada pela empresa WLH Construções LTDA, cujo projeto prevê sala de descanso, dois banheiros, sala de rádio atendimento, sala de monitoramento por câmeras e para arquivo, além de um depósito e uma copa.  Enquanto a construtora ingressa na fase final, a Prefeitura de Três Lagoas aguarda o reparo de uma falha detectada no projeto de aquisição dos equipamentos para que seja aberto o processo licitatório. Conforme o engenheiro eletrônico da Secretaria de Planejamento, Luiz Gustavo Guerra, o projeto fora elaborado pela estatal, dotada de técnicos qualificados para tanto. Porém, um dos tópicos contem uma falha que restringiria a participação de outras empresas. “A Petrobras já foi informada sobre essa característica técnica. Já conversamos sobre o assunto e o projeto deve retornar na próxima semana para que a licitação seja aberta”, disse. A previsão é que, caso não haja nenhum recurso por parte da empresas interessadas, o processo licitatório seja concluído dentro de 30 dias, depois de lançado. Além disso, o comandante da PM prevê o prazo de mais 30 dias para a instalação dos equipamentos. No projeto, além das câmeras de segurança, está prevista a aquisição dos 35 postes onde serão afixados os equipamentos, computadores e telas para atender o Centro de Operações e Monitoramento da PM. Apenas nesta etapa serão investidos aproximadamente.

PROJETO:
O serviço de monitoramento por câmeras de segurança vem sendo discutido desde 2012 em Três Lagoas. No ano passado, o comando da PM, em conjunto com técnicos da Petrobras, realizaram uma série de estudos e testes por toda a cidade para saber quais seriam os pontos a receberem o equipamentos. Os locais foram definidos levando em consideração fluxo de pessoas e índices de criminalidade. Ao todo, serão instaladas cerca de 35 câmeras de segurança. A maioria delas na área central, mas os bairros também serão atendidos.
Por: Renata Prandini.
Centro de Monitoramento por câmeras da PM no Mato Grosso do Sul deve ser entregue em maio Centro de Monitoramento por câmeras da PM no Mato Grosso do Sul deve ser entregue em maio Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 10:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.