∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Câmeras de segurança em "stand by", em Joinville. Mais 200 equipamentos devem ser instalados no segundo semestre.


Orçado em cerca de R$ 3,5 milhões o projeto de instalação de 200 câmeras nas ruas de Joinville está em fase de definição de recursos pelo Governo do Estado. Prometida para o ano passado a implantação não tem data para acontecer, mas está prevista para o segundo semestre pelo coordenador do programa de videmonitoramento da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o coronel Vânio Luiz Dalmarco. Das 200 novas câmeras 150 serão instaladas em pontos estratégicos da zona Norte e 50 na zona Sul.

A definição dos recursos está prevista para as próximas semanas. “Na hora em que tivermos os recursos disponíveis nós iniciamos o processo. A ideia é que ainda nesse ano a gente consiga fazer a implantação. Possivelmente, esse recurso virá do Pacto pela Segurança”, explica Dalmarco. De acordo com o comandante do 8° BPM (Batalhão de Polícia Militar), o tenente coronel Adilson Moreira, ainda não está definido se os 41 pontos de câmeras que já monitoram a cidade – e serão substituídas por outras mais modernas – ficarão nos mesmos lugares.

“O tenente coronel Dirceu, chefe da Central Regional de Emergência, está trabalhando no outros pontos a serem elencados”, complementa, reforçando que, com a implantação, o município será monitorado por 241 câmeras. Segundo o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Francisco José da Silva, quando os novos aparelhos estiverem em operação seis bases de monitoramento serão ativadas para análise das imagens. A contrapartida da Prefeitura está estimada em R$ 80 mil e inclui a revitalização de salas da Polícia Militar.

Na zona Norte as salas ficarão localizadas no Aventureiro, em Pirabeiraba, e na sede do 8° BPM. Na zona sul o monitoramento será feito na sede do 17° BPM e na base do Adhemar Garcia. Outra central será instalada no prédio da Prefeitura antiga, na rua Max Colin, no Centro. Ainda nesse ano o prédio deve sediar, dentre outros órgãos, a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública. “Vamos fazer as reformas depois da assinatura do convênio de cooperação com o Governo do Estado”, projeta Silva.

Busca por mais segurança:
A ampliação da vigilância nas ruas de Joinville, segundo o chefe de operações do 17° BPM (Batalhão de Polícia Militar), o major Luís André Pena Viana de Oliveira, foca em duas frentes estratégicas na área de segurança pública. “Ela (a câmera) tem duas eficiências: atuar preventivamente contra o crime, prevenir, e atuar na repressão do crime”, enfatiza. Segundo Viana, locais monitorados têm índices de violência menores do que aqueles sem vigilância. “Na região central quando não tinha câmera o número de ocorrências era maior. A própria presença da câmera já inibe a ação delituosa”, analisa.

O índice de resolução dos crimes nas áreas monitoradas também é mais alto, de acordo com o major. “Quando o crime acontece a gente tem uma possibilidade muito maior de realizar uma prisão. Com a câmera você puxa a placa, as características do veículo e de uma pessoa e tem mais chances de identificá-la”, detalha. Na zona Sul os 50 novos pontos de colocação de câmeras foram escolhidos com a ajuda dos Consegs (Conselhos de Segurança Pública).

“Foram pontos pré-estabelecidos onde temos problemas criminais. São rotas de fuga, vias principais”, lista Viana. Segundo ele, as salas onde as centrais de monitoramento serão instaladas na zona Sul já estão definidas. Cada uma deve ser monitorada por quatro agentes divididos em quatro turnos. “Estamos aguardando a reforma para liberar essas salas. Uma ficará na sede do 17° BPM e outra na base do Adhemar Garcia”, acrescenta.

Por: Rosana Rosar
Fonte: ND Joinville
Câmeras de segurança em "stand by", em Joinville. Mais 200 equipamentos devem ser instalados no segundo semestre. Câmeras de segurança em "stand by", em Joinville. Mais 200 equipamentos devem ser instalados no segundo semestre. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 12:19:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.