∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Irã diz que fracasso em negociações nucleares seria um "desastre"


O ministro das Relações Exteriores do Irã teve uma rara reunião com seu equivalente dos Estados Unidos e disse que seria um "desastre" se Teerã não transformasse o acordo provisório para resolver uma disputa que já dura uma década sobre o seu programa nuclear em um acordo permanente.

Em um sinal de descongelamento das relações entre a República Islâmica e o Ocidente, o iraniano Mohammed Javad Zarif disse que conversou com o secretário de Estado norte-americano John Kerry e com ministros das seis potências que negociam com Teerã, durante uma conferência de segurança de três dias em Munique.

Essas conversas vão ter sequência em Viena, a partir de 18 de fevereiro, quando o Irã e as seis potências vão tentar, em um período de seis meses, construir um acordo provisório sobre as atividades nucleares de Teerã para chegar a um entendimento permanente.

"O que posso prometer é que vamos encarar essas negociações com vontade política e boa fé para chegar a um acordo porque seria muito tolo da nossa parte barganhar por apenas seis meses", disse Zarif em uma entrevista coletiva após sua reunião com Kerry.

"Seria um desastre para todos começar um processo e encerrá-lo abruptamente em seis meses", completou.

Zarif afirmou que o Irã e o Ocidente têm uma oportunidade histórica de melhorar suas relações. "Eu acho que precisamos aproveitá-la", disse.

O Irã insiste que o seu programa nuclear é completamente pacífico, mas os países ocidentais suspeitam há muito tempo que Teerã está tentando adquirir habilidade de desenvolver armas nucleares.

Em um acordo preliminar em novembro, envolvendo Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha, o Irã concordou em suspender partes mais sensíveis das suas operações nucleares em troca de alívios nas sanções internacionais que são impostas a ele.
Por: Adrian Croft e Alexandra Hudson
Irã diz que fracasso em negociações nucleares seria um "desastre" Irã diz que fracasso em negociações nucleares seria um "desastre" Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 06:03:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.