∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Incêndio do edifício Joelma completa 40 anos

O maior incêndio da história de São Paulo completa 40 anos neste sábado. Foi em 1º de fevereiro de 1974, uma sexta-feira, que um curto-circuito no sistema de ar condicionado, às 8h55, no décimo segundo andar do edifício Joelma, no centro da capital paulista, deixou 191 mortos e aproximadamente 300 feridos.

Os incêndios do Joelma e do Andraus, também no centro de São Paulo, dois anos antes, foram marco para a evolução do Corpo de Bombeiros na capital paulista, já riscada por arranha-céus, e dos órgãos de fiscalização de prédios da prefeitura. O Departamento de Controle de Uso de Imóveis (Contru), que até hoje atua na prevenção e fiscalização de instalações e sistemas de segurança de edificações do município de São Paulo, foi criado nesta época.

O edifício Joelma era considerado um prédio comercial moderno, no número 225 da avenida Nove de Julho. Havia sido inaugurado há apenas três anos e alugado para o banco Crefisul.

O curto-circuito que iniciou a tragédia ocorreu no 12º dos 25 andares, um pavimento repleto de sala comerciais com materiais que facilitam a propagação das chamas, como divisórias, cortinas e móveis de madeira.

Em pouco tempo após o início do foco do incêndio, o fogo se alastrou pelo andar e logo atingiu outras partes do prédio. Sem escadas de incêndio e já tomado pela fumaça, a armadilha para os frequentadores do Joelma estava armada.

Os elevadores até conseguiram levar algumas pessoas para o térreo, mas pelo treze morreram presas dentro de um deles. Quem estava nos andares superiores ao 12º tentou se salvar ao ar livre. Muitos foram para o terraço na esperança de um resgate de helicóptero e outros foram para os parapeitos das janelas. Mas o Joelma não possuia heliponto e as telhas e a fumaça impediam um pouso ou aproximação dos helicópteros que foram deslocados para o resgate.

Em pânico e em busca de socorro, quem conseguiu chegar ao parapeito do prédio começou a pular em desespero - aproximadamente 40 vítimas morreram assim. Algumas se salvaram saltando até a escada magirus dos bombeiros que não conseguia atingir todos os andares. Outros que tentaram pular até a escada mataram vítimas resgatadas e até um bombeiro.

Aproximadamente uma hora e meia depois do incêndio ter começado, o incêndio já havia sido controlado e todo o material inflamávels do predio consumido. Os resgates continuariam por mais algumas horas e no início da tarde todos os serviços de socorro e resgate foram concluídos.

Hoje, rebatizado de edifício Praça da Bandeira, é ocupado por salas comerciais e foi diretório político de alguns partidos. Mesmo tanto depois, rumores sobre a ocorrência de fenômenos sobrenaturais nos estacionamentos e escadarias colocam o edifício em um roteiro de lugares mal-assobrados de São Paulo.
Fonte: IG.

Incêndio do edifício Joelma completa 40 anos Incêndio do edifício Joelma completa 40 anos Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 16:36:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.