∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Foguete de Treinamento Intermediário será lançado nesta quinta em Alcântara.

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza nesta quinta-feira (13/6) o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte da Operação Águia I/ 2013. O objetivo é realizar o lançamento e o rastreio do foguete visando o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo.

A operação Águia I/ 2013 é realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do CLA e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), da Segunda Força Aérea (FAE II), da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e participação de equipes do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) e do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° Gav).

A Operação Águia I/ 2013 teve início nesta segunda-feira (10/6) com um briefing para todas as equipes envolvidas com o lançamento. Durante a atividade todos os setores receberam instruções acerca do cronograma de atividades previstas, características do veículo a ser lançado, procedimentos de segurança, normas de qualidade, apoio logístico, dentre outras.

O lançamento deve ocorrer no período da tarde e a expectativa é que o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) atinja uma altitude máxima de 60 quilômetros e gaste 3min22seg até a queda no oceano. Este será o oitavo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) lançado em Alcântara.

O Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) faz parte do Projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN) que tem por missão proporcionar treinamento operacional ao efetivo e testar a prontidão da infraestrutura dos Centros (CLA/CLBI) para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. Também faz parte do projeto o Foguete de Treinamento Básico (FTB) que é lançado tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). O último lançamento realizado no CLA foi de um FTB em 23 de maio deste ano durante a Operação Falcão I/2013.

Características do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI)

- Comprimento total: 5,5 metros

- Comprimento motor-foguete: 3,3 metros

- Diâmetro do veículo (calibre): 0,305 metros

- Peso total do veículo: 500 Kg

- Peso reservado para experimento: 30 Kg (não leva experimentos)

- Altitude máxima aproximada: 60 quilômetros (com inclinação de 82° do lançador)

Tempo total de voo até dispersão na área de impacto (oceano): 204 segundos (3min22seg)
 
Fonte: CLA

Foguete de Treinamento Intermediário será lançado nesta quinta em Alcântara. Foguete de Treinamento Intermediário será lançado nesta quinta em Alcântara. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 05:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.