∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Rio vai receber oito novos caveirões para policiamento de favelas.

Além de subir ladeiras e degraus, andar na água e passar por valas, os oito novos veículos blindados encomendados pelo governo estadual para o policiamento das favelas cariocas contam com um sistema de câmeras capaz de gravar tudo o que acontece do lado de fora, de todos os ângulos. Com capacidade para 12 passageiros sentados confortavelmente, o carro blindado tem também um potente sistema de ar-condicionado, que funciona mesmo com o motor desligado. Batizado de Maverick pela fabricante sul-africana, a Paramount Group, este caveirão pode chegar a 120 quilômetros por hora, com autonomia de 700 quilômetros. Um deles está atraindo a atenção de visitantes da nona edição da Feira Internacional de Defesa e Segurança (Laad Defence & Security), que posam ao lado do veículo para fotos. A feira funciona até sexta-feira, no Riocentro. Os novos blindados devem chegar ao Rio a partir de setembro. Serão quatro para o Batalhão de Operações Especiais (Bope), dois para a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e dois para o Batalhão de Choque (BPChq). Segundo o CEO do Paramount Group, John Craig, o veículo foi testado durante três meses em favelas cariocas e em zonas rurais do Rio de Janeiro. Quatro janelas de cada lado, além do vidro frontal, permitem que os policiais vejam melhor os perigos do lado de fora. Craig diz que o contrato com o governo estadual deve ser ser firmado na sexta-feira, ao custo de R$ 7 milhões.

— A proteção é para armas de grosso calibre, inclusive contra artefatos caseiros de até 50 quilos. Os pneus são muito resistentes e podem continuar rodando em qualquer superfície, mesmo depois de serem atingidos por tiros. O peso do veículo sem passageiros é 15 toneladas, mas é possível carregar até quatro toneladas de carga, totalizando 19 mil quilos. Ele pode carregar de armamentos mais simples até uma torre de tiro — explica Craig.

A Laad, que tem o título de maior e mais importante encontro do setor na América Latina, reúne, a cada dois anos, empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos, serviços e tecnologia para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, além da segurança corporativa. Veículos aéreos não tripulados (vants), dispositivos de proteção, roupas especiais, aeronaves, embarcações militares e sistemas de monitoramento e rastreamento. estavam entre as novidades apresentadas no evento, que recebe 63 delegações oficiais de 61 países. São mais de 700 expositores locais e internacionais. Em alguns estandes, o público manuseia armas de grosso calibre, como fuzis. O evento recebeu a presença de ministros de Defesa de 14 países: África do Sul, Angola, Argentina, Bélgica, Camarões, Chile, Eslováquia, Etiópia, Grécia, Haiti, Mauritânia, Reino Unido, Suriname e Ucrânia.
Fonte: O Globo.

Rio vai receber oito novos caveirões para policiamento de favelas. Rio vai receber oito novos
caveirões para policiamento
de favelas. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 13:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.