∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Pit-Bull VX: Conheça os recursos que tornam o blindado da SWAT americana uma das maiores máquinas de guerra urbana do mundo.

“Se você é um cara mau e vê isso chegando, você pode começar a reconsiderar todas as escolhas ruins que fez na vida!”.

É dessa forma que um dos principais executivos da Alpine Armoring descreve o Pit-Bull VX, furgão blindado que a empresa prepara para a SWAT. Trata-se de um veículo de alta potência e resistência capaz de invadir áreas complicadas e proteger soldados de tiros e granadas. Se você acha que já viu algo parecido nos filmes “Tropa de Elite”, não está tão enganado. Ele pode ser considerado uma versão mais poderosa dos “Caveirões” do BOPE — e você pode ver várias similaridades entre eles por meio deste link. Mas o que faz do Pit-Bull VX da SWAT um veículo tão poderoso? É o que vamos descobrir juntos.

Por que uma armadura militar de
altíssima potência?

Quando pensamos na SWAT, temos que lembrar que se trata de equipes treinadas para situações especiais. Soldados com preparo para conflitos pesados e uso de armas muito mais poderosas do que as utilizadas por policiais comuns fazem parte desses times, e todos têm preparo para resolver a situação do modo que for possível — o que muitas vezes resulta na morte dos bandidos.

E, como estamos falando de situações muito pesadas, precisamos ter em mente que é quase impossível que os policiais cheguem no local do conflito sem serem alvo dos criminosos. Por isso o Pit-Bull VX é tão importante. Com ele, os soldados podem quebrar muros e paredes de pouca espessura, além de conseguir ficar em meio a situações perigosas sem correr riscos de serem atingidos por disparos.

Capacidade de ação rápida:
Por baixo da estrutura blindada do veículo, um caminhão Ford F-550 XL com tração nas quatro rodas e 300 cavalos de potência faz o trabalho pesado. O motor possui 6,7 litros e conta com oito cilindros em “V”, dando muito mais potência e torque para as saídas em altas velocidades. É por causa desse “hardware” que o Pit-Bull VX consegue aliar força e velocidade, algo que outros veículos similares não oferecem.

Por dentro, portas e escotilhas garantem que os soldados possam sair rapidamente do veículo para que consigam agir externamente. Holofotes fortes também garantem que os policiais possam enxergar tudo o que acontece no exterior do veículo, sem que seja necessário sair dele, o que oferece muito mais segurança para quem está trabalhando nas missões. Outro grande artifício criado para o blindado é o design curvilíneo. Isso faz com que qualquer granada que seja jogada sobre o veículo seja ricocheteada e role para fora. Caso isso não seja suficiente, a blindagem consegue segurar o impacto — a “armadura” é capaz de garantir a segurança dos policiais até mesmo em explosões de minas terrestres.

“Atirando sem sair da toca”

Uma das grandes vantagens do Pit Bull VX é a blindagem pesada em várias camadas. Ela garante que tiros de armas como pistolas e até mesmo rifles sejam dispersos sem qualquer perigo para os soldados que estão dentro do veículo. Isso vale tanto para a carroceria quanto para as janelas e até mesmo para as possíveis frestas — encontro da porta ou da escotilha, por exemplo.

“Mas como os soldados conseguem atirar nos bandidos sem sair do Pit Bull VX?”. Assim como os carros do BOPE, o veículo da SWAT também conta com seteiras — pequenos buracos na carenagem que permitem mirar e disparar contra os alvos planejados. Quando não estão sendo utilizados, eles ficam fechados e impedem que qualquer coisa que esteja dentro seja atingida.

Fica claro que o Pit-Bull VX é realmente uma máquina de guerra urbana. Ele consegue garantir a segurança dos soldados e ainda permite uma série de vantagens para as equipes policiais nos “campos de batalha”. Como a própria empresa criadora afirma: “Ninguém nunca morreu dentro de um blindado da Alpine Armoring”.
Por: Renan Hamann.

Pit-Bull VX: Conheça os recursos que tornam o blindado da SWAT americana uma das maiores máquinas de guerra urbana do mundo. Pit-Bull VX: Conheça os recursos que tornam o
blindado da SWAT americana uma das
maiores máquinas de guerra urbana do
mundo. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:57:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.