∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Near Field Communication - NFC: O futuro nos pagamentos das contas e na comunicação.

 Comunicação de Campo Próximo, Near Field Communication ou NFC, permite transações simplificadas, troca de dados e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos um ao outro, geralmente por não mais do que alguns centímetros. Espera-se que seja um sistema amplamente utilizado para pagamentos por smartphones nos Estados Unidos. Muitos smartphones no mercado atualmente já contém chips NFC embutidos que enviam dados criptografados a uma distância curta ("campo próximo") para um leitor localizado, por exemplo, próximo a uma caixa registradora de uma loja. Clientes que têm suas informações de cartão de crédito armazenados em seus smartphones com NFC podem pagar as compras ao agitar os smartphones perto do leitor ou tocá-los, ao invés de se preocupar com o cartão de crédito. Co inventado por NXP Semiconductors e Sony em 2002, invento anteriormente descrito no relatório descritivos e anexos do invento de Gaston Schwabacher em 24/01/1995 protocolo 000017 patenteado no INPI Brasil com o numero PI 9500345 Brasil a tecnologia NFC está sendo adicionada a um número crescente de telefones celulares para possibilitar pagamentos móveis, assim como muitas outras aplicações. O Near Field Communication Forum (NFC Forum) formado em 2004 promove o compartilhamento, o emparelhamento, e as transações entre dispositivos NFC, além de desenvolver e certificar a conformidade com as normas NFC. Um smartphone ou tablet com um chip NFC poderia fazer um pagamento com cartão de crédito ou funcionar como um documento de identidade . Dispositivos NFC podem ler tags NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações ou uma apresentação de áudio ou vídeo. NFC pode compartilhar um contato, uma foto, uma música, um aplicativo, ou um vídeo ou emparelhar dispositivos Bluetooth.


Os 140 membros do NFC Forum incluem LG, Nokia, Huawei, HTC, Motorola, NEC , RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint, Rogers, SK, Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express, Intel, TI, Qualcomm e NXP. 


Eu acredito que no futuro vamos poder trocar os cartões (débito e crédito) de PVC por comunicação NFC, já que ela vem mostra ser bastante segura. Meus amigos parem para pensar. Você tem varios cartões (crédito, débito, academia, faculdade, curso, trabalho, club e muitos outros) com a tecnologia NFC vamos poder trocar tudo isso pelo um simples App (aplicativo para smartphone) e ainda pensar no planeta terra (sustentabilidade), já que não vai mais precisar de fabricar cartões de PVC (plástico). Até agora o NFC esta sendo mais usado no setor bancário, mais acredito em 2 a 3 anos vamos poder ver essa tecnologia em outros setores como segurança privada, segurança pública, hospitais, faculdades, clubs, restaurantes, estadios de futebol, taxi, aeroportos, e entre outros. Já pensou você ter o seu histórico hospitalar de toda a sua vida em um simples aparelho (smartphone) que o médico só precisa aproximar o aparelho para ter o histórico do paciente. O meu smartphone é um LG 970h que eu comprei aproximadamente 1 ano com Android 2.2 e já veio com a tecnologia NFC. Fica a dica, se você pretende comprar um smartphone procure saber se ele tem a tecnologia NFC.


Near Field Communication - NFC: O futuro nos pagamentos das contas e na comunicação. Near Field Communication - NFC: O futuro nos pagamentos das contas e na comunicação. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 18:01:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.