∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir crise no Mali.


A pedido da França, o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne hoje para discutir o conflito no Mali. Hoje ainda, o presidente François Hollande reúne no Palácio do Eliseu um novo Conselho de Defesa para discutir a sequência da operação militar para liberar o norte do país da ameaça dos radicais islâmicos. A reunião do Conselho de Segurança da ONU tem o objetivo de informar os países-membros sobre o andamento da operação militar no Mali e o desdobramento da missão. Até o momento, a França enviou 550 soldados ao Mali, mas centenas de soldados do Níger, Burkina Faso, Senegal, Benin e do Togo são esperados na capital malinesa Bamako, sob comando da Nigéria. Outras forças ocidentais apoiam a França. A partir de hoje, o Reino Unido envia dois cargueiros C17 capazes de transportar até 77 toneladas de equipamentos militares. Os Estados Unidos dão apoio logístico com aviões de reabastecimento e informações de inteligência. Ontem, pela primeira vez, o exército francês bombardeou posições em terra dos rebeldes islâmicos no norte do país. Até agora, porém, nenhum balanço oficial foi divulgado sobre o número de vítimas dos bombardeios franceses. Segundo autoridades locais e moradores, pelo menos 60 combatentes islâmicos foram mortos nos ataques das cidades de Gao e Kidal. “A França está em guerra contra terrorismo onde quer que ele esteja e em guerra para preservar sua segurança e a do Mali, um país amigo”, disse o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian. No quarto dia de operação militar francesa no Mali, quatro aviões de caça Rafale bombardeiam posições rebeldes em Gao, Toumbuctu e na fronteira do Mali com a Mauritânia, localidades da imensa área desértica do norte do país que haviam caído há nove meses sob controle de jihadistas. Apontados como narcotraficantes ligados à Al Qaeda, eles defendem a aplicação de punições corporais da xariá, a lei islâmica. Segundo relato de testemunhas, os moradores do norte do Mali recebem aliviados a intervenção da França pelo clima de terror que os extremistas tinham imposto a essas populações.

Ameaça
Depois dos ataques do exército francês, os jihadistas sediados no norte do Mali ameaçaram hoje retaliar e atingir "o coração da França”. Em uma declaração por telefone à agência AFP, Abou Dardar, um dos responsáveis do Mujao (Movimento pela Unidade e pela Jihad do Oeste da África), “a França atacou o Islã. Nós, em nome de Alá, vamos atacar o coração da França”. Segundo Darbar, esses ataques podem atingir os interesses franceses em qualquer lugar do mundo. “Em Bamako [capital do Mali], na África, na Europa”, declarou. O ministro do Interior da França, Manuel Valls, anunciou que a França intensificou o alerta de segurança “Vigipirate”, que já está em nível vermelho desde 2005, um patamar inferior ao alerta máximo. Com a medida, o patrulhamento nos edifícios públicos, nos transportes e nos aeroportos será reforçado. De acordo com o ministro, ameaças de grupos jihadistas no norte da África já vêm sido divulgadas há vários meses, mas Valls defende a onfensiva do exército francês. “Não é cedendo aos terroristas que diminuiremos a ameaça”.
Fonte: DefesaNet. 
Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir crise no Mali. Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir crise no Mali. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 22:13:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.