∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

China envia caças para acompanhar aeronaves japonesas.


A China enviou na quinta-feira caças para acompanhar os F-15 do Japão que seguiam um avião de patrulha chinês no mar da China Oriental, alvo de disputa territorial entre os dois países, noticiou nesta sexta-feira a agência Nova China. O envio de caças J-10 chineses foi confirmado nesta sexta-feira em coletiva de imprensa por uma autoridade do Ministério chinês da Defesa, de acordo com a agência oficial da China.

A agência não fornece detalhes se as aeronaves chinesas sobrevoaram a zona em disputa em torno das ilhas Diaoyu, chamadas de Senkaku por Tóquio, e se limitou a informar que os aviões chineses tinham como missão "vigiar" os caças japoneses que pressionavam o avião de patrulha chinês Y-8. Este incidente ilustra o enfraquecimento da relação entre os dois países, que mantêm posições inflexíveis sobre a disputa.

O arquipélago em litígio está situado 200 km a nordeste da costa de Taiwan, que também o reivindica, e a 400 km a oeste da ilha de Okinawa, no sul do país. As ilhas ocupam uma posição estratégica e na plataforma continental haveria indícios da existência de hidrocarbonetos.

Esta situação ocorreu dois dias depois de o governo japonês ter convocado o embaixador da China, pela primeira vez desde o início do mandato do primeiro-ministro Shinzo Abe, para "protestar vigorosamente" contra a presença recorrente de navios chineses nas águas que banham as ilhas de Senkaku/Diaoyu.
Fonte: DefesaNet.
China envia caças para acompanhar aeronaves japonesas. China envia caças para acompanhar aeronaves japonesas. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 03:02:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.