∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

O SEP 8x8 (Spitterskyddad Enhets Platform, também chamado de Thor) é um blindado de transporte de pessoal que evoluiu de lagartas para um veículo modular blindado sobre rodas.

BAe Systems SEP 8x8 Thor.


O SEP 8×8 (Spitterskyddad Enhets Platform, também chamado de Thor) é um blindado de transporte de pessoal que evoluiu de lagartas para um veículo modular blindado sobre rodas. Tem um inovador e avançado design. O veículo foi desenvolvido pela BAE Systems Hagglunds para cumprir exigência do Exército sueco. Os estudos sobre o SEP começaram em 1994.


Foram produzidos protótipos em 2000 (lagartas) e 2003 (6×6). A exigência original da Suécia da era de 600 veículos em 10 variantes, porém mais tarde Ministério da Defesa da Suécia anunciou que, devido a cortes no orçamento, não iria investir ma próxima geração SEP. O Ministério da Defesa Britânico também não decidiu pelo SEP para ser o seu programa FRES (Future Rapid Effects System). Apesar do programa SEP ter continuado, o Ministério da Defesa da Suécia defendia a diminuição para 200-300 unidades sendo que o contrato para a sua produção deve ser assinado ainda em 2009 e a primeira entrega está prevista para 2011.


O SEP 8×8 veículo é concebido para 40 modificações. Todas as versões do SEP tem 6,1 m de comprimento e 2,8 m de largura. Pode ser equipado com módulos especiais para missões. Este recurso fornece flexibilidade e torna veículo facilmente adaptado para diversas missões e reduz custos de ciclo de vida. O SEPS, devido a sua versatilidade, permite substituir uma vasta gama de veículos blindados.
O veículo blindado SEP está disponível com vários armamentos. Pode receber a instalação de estações de armas controladas remotamente por um operador como metralhadoras 7,62 mm ou 12,7 mm (.50), lançadores de granadas de 40mm. Tem a opção de torres para armas que variam de 25mm e 120mm. O veículo pode também transportar morteiros de 81mm ou 120 mm.

O SEP oferece alto nível de proteção, sendo que pode receber proteção contra metralhadoras pesadas e contra incêndioalém de proteção extra contra estilhaçoes de artilharia e minas terrestres. Durante uma demonstração ao vivo, dois RPG-7 foram disparados, mas nenhum dano sério foi provacado devido a proteção reativa instalada. Vale ressaltar que o SEP possui funcionalidades avançadas como a tecnologia stealth, sendo equipado ainda com sistema de extinção de incêndio automático de série, no entanto o sistema de proteção QBN é oferecido como opcional.


O veículo está equipado com dois motores diesel, desenvolvendo 270 hp cada. O SEP 8×8, veículo blindado de transporte de tropas, possui suspensão hidropneumática. O veículo conta ainda com a opção de bateria elétrica aonde pode ser operado em modo silencioso sem o auxilio do motor diesel, pode ser instalado uma central para inflar o pneu em caso de furos. O SEP 8×8 é aerotransportado pela C-130 Hercules, no entanto precisa ser removida sua blindagem reativa.
Fonte: Blog ForTe.
O SEP 8x8 (Spitterskyddad Enhets Platform, também chamado de Thor) é um blindado de transporte de pessoal que evoluiu de lagartas para um veículo modular blindado sobre rodas. O SEP 8x8 (Spitterskyddad Enhets Platform, também chamado de Thor) é um blindado de transporte de pessoal que evoluiu de lagartas para um veículo modular blindado sobre rodas. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 03:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.