∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Krav magá - Defesa Pessoal da Forças de Defesa de Israel.

Krav magá (em hebraico: קרב מגע, "combate próximo/de contato") é um sistema de combate corpo a corpo eclético, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, agarramento e golpeamento.

O krav magá é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld como um modo de defender o quarteirão Judeu durante o período de ativismo anti-semita em Bratislava nos anos de 1940. Após sua imigração para Israel, ele começou a fornecer treinamento em combate corpo-a-corpo para o que se tornaria as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como krav magá. Desde então ele tem sido aperfeiçoado para ambas aplicações, civis e militares.
Sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa e ataque simultâneos, e agressão. O krav magá é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e várias variações intimamente relacionadas foram desenvolvidas e adotadas por organizações de imposição da lei e de inteligência, como Mossad, Shabak, FBI, unidades SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos. Existem várias organizações ensinando krav magá internacionalmente; o krav magá não é considerado um desporto, já que não possui regras. Todos os golpes são permitidos e treinados por forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápida e eficazmente possível.

Etimologia:
O nome em hebraico significa "combate corpo-a-corpo". Krav (em hebraico: קרב) significa "combate" e Magá (em hebraico: מגע) significa "contato" ou "toque".

Princípios básicos:
Não há regras para a prática do krav magá. Homens e mulheres recebem o mesmo treinamento. O krav magá não possui uma federação esportiva oficial, também não há uniformes oficiais ou adornos, embora algumas organizações reconheçam o progresso pelo treinamento com divisas de categoria, níveis diferentes, e faixas. Geralmente, não há regras no krav magá como uma técnica de defesa pessoal, que não é regulamentada, mas utilizada para manter o utilizador a salvo e neutralizar qualquer ameaça utilizando todos meios disponíveis. Os princípios gerais incluem:
Contra-atacar assim que possível (ou atacar preventivamente).
Focar ataques nas áreas mais vulneráveis do corpo, como olhos, mandíbula, garganta, virilha, joelhos, etc. Neutralizar o oponente o mais rápido possível, respondendo com um fluxo contínuo de contra-ataques, e, se necessário, abater/aleijar. Manter consciência dos arredores enquanto lida com a ameaça para perceber rotas de fuga, mais ameaças, objetos úteis para defesa e ataque e assim por diante. O treinamento básico mistura exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Almofadas protetoras e outros equipamentos de proteção pessoal podem ser utilizados durante o treinamento inicial. Cenários são utilizados para treinar pessoas para situações típicas encontradas no patrulhamento por ruas ou em situações de combate. Estes cenários ensinam os estudantes a ignorar distrações. Outros métodos de treinamento para aumentar o realismo incluem o uso de vendas ou exercitar os alunos até a quase exaustão antes de lidar com ataques simulados, além de treinamentos em ambientes externos, em locais variados, em situações incapacitantes ou restritivas.
O treinamento também cobre o reconhecimento da situação para que o aluno desenvolva uma compreensão de seus arredores, e de circunstâncias antes da ocorrência de um ataque. Ele também pode tratar de modos para se lidar com situações possivelmente violentas, e métodos verbais e físicos para evitar a violência sempre que possível.

História:
O krav magá é resultado da vivência de Imi Lichtenfeld, em diversos combates. Primeiro ele ensinou seu sistema de luta em Bratislava para ajudar a proteger a comunidade Judaica local da milicia nazista. Ao chegar no Mandato Britânico da Palestina, Imi começou a ensinar Kapap para os Haganah, o exército Judaico. Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1947, Imi Lichtenfeld se tornou o Instrutor Chefe de Condicionamento Físico e Defesa Pessoal na Escola de Aptidão ao Combate das Forças de Defesa de Israel (IDF). Ele serviu na IDF por 20 anos, durante este tempo continuou a desenvolver e refinar o seu método de combate corpo-a-corpo. Nos anos 70 ele saiu do serviço militar, mas continuou a supervisionar a instrução de krav magá em ambos contextos, militares e imposição da lei, além disso, trabalhou incansavelmente para refinar, aperfeiçoar e adaptar o krav magá para atender necessidades civis. Os dez primeiros alunos de Imi Lichtenfeld a receberem a faixa preta 1º Dan foram: Eli Avikzar, Rafi Elgarisi, Haim Zut, Shmuel Kurzviel, Haim Hakani, Shlomo Avisira, Vicktor Bracha, Yaron Lichtenstein, Avner Hazan e Miki Asulin. Em 1978, Imi Lichtenfeld fundou a Associação Isralense de Krav Magá (IKMA)junto com os seus mais experientes instrutores . O objectivo era a criação de um órgão sem fins lucrativos, que servisse de estrutura de apoio a todos os praticantes e que promovesse a pureza do Krav Maga, permitindo o seu desenvolvimento como o método de defesa nacional e combate no seio de uma organização não partidária, não política, e independente de outras organizações desportivas, é criada pelas mãos de Imi e dos seus melhores alunos a Israeli Krav Maga Association, tendo como fundador Imi Lichtenfeld Expansão aos Estados Unidos. Até 1980, todos os especialistas em krav magá viveram em Israel e treinaram na Associação Israelense de Krav Magá. Aquele ano marca o começo do contato entre especialistas israelenses de krav magá e estudantes interessados, nos Estados Unidos. Em 1981, um grupo de seis instrutores de krav magá viajaram para os EUA para demonstrar o seu sistema, primeiro para Centros Comunitários Judaicos locais. O escritório de campo de Nova Iorque do FBI e o Principal Centro de Treinamento do FBI em Quantico, Virginia presenciou as demonstrações e expressou interesse. O resultado foi uma visita de 22 pessoas dos EUA a Israel durante o verão de 1981 para receber um curso básico de instrutor de krav magá. Os graduados deste curso retornaram aos EUA e começaram a estabelecer instalações de treinamento em suas áreas locais. Estudantes suplementares viajaram a Israel em 1984 e novamente em 1986 para se tornar instrutores. Ao mesmo tempo, instutores de Israel continuaram visitando os EUA. Treinamentos para imposição da lei nos EUA começaram em 1985.

Expansão para a América do Sul e Brasil:
Em 18 de Janeiro de 1990, Kobi Lichtenstein chegou ao Brasil, com o objetivo de introduzir o Krav magá na América do Sul. Kobi afirma que recebeu tal responsabilidade diretamente de Imi Lichtenfeld. Em 28 de maio de 2010, durante os eventos da comemoração dos 100 anos do nascimento de nascimento de Imi Lichtenfeld, a Federação Sul Americana de Krav Magá (FSAKM) organizou, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a maior aula de defesa pessoal do mundo. O evento foi auditado e registrado pelo Guiness World Records. Compareceram 2.212 pessoas, que receberam instruções do Mestre Kobi em um palco montado na praia. O evento também serviu para comemorar os 20 anos da introdução do krav magá no Brasil. Atualmente existem outras federações de Krav Maga no Brasil, além da Federação sul-americana de Krav Maga (FSAKM).

Expansão para a África do Sul:
Nos últimos dois anos, uma nova companhia de krav magá se instalou na África do Sul. O treinamento é constituído principalmente de treinamento civil, embora eles treinem para se preparar para se unir a unidades militares.

Expansao para a Europa:
Nos anos de 1990 os pioneiros na Europa são para França, Bélgica, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal.

A luta:
A concepção do krav magá revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta não reconhecida mundialmente como arte marcial. Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Os princípios utilizados na luta são:
ser o mais rápido;
manter o peso na área de contato com o alvo;
atingir os pontos críticos do corpo;
evitar ser atingido;
usar objetos ou ferramentas que estão por perto;
alternar de defesa para ataque rapidamente;
usar os reflexos naturais do corpo;
neutralizar o alvo;
ser objetivo (exemplo: se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos).

A ideia básica é tratar da ameaça imediata (um estrangulamento, por exemplo), prevenir que o agressor possa voltar a atacar, neutralizar o agressor, proceder todos os passos de maneira simples e eficaz. Ter em conta tirar vantagem da iniciativa do agressor o mais rápido possível. O krav magá geralmente assume uma posição em que se tenta infligir ou defletir o máximo de dor no oponente. Genitais, olhos, e outras zonas de "golpes baixos" são enfatizadas, tal como outros golpes em que se maximize o dano ao adversário. É utilizado o peso do corpo para se atacar (aproximadamente 2/3 do total). É claramente aceitável fugir da situação de conflito (retirada tática), se a situação nos obrigar a isso. O krav magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados (como um avião, por exemplo).

Técnicas:
Juntamente com técnicas desenvolvidas por Lichtenfeld, o Krav Maga integra técnicas do combate militar, Kung-Fu , Karatê , Boxe , Muay tailandês , Judo , Aikido , Wrestling ocidental e Ju-Jitsu. O treino e objetivos são bastante diferentes, onde aumentamos a dificuldade e o stress nos piores tipos de situações (contra vários oponentes, contra a parede, enquanto se protege alguém, sem a utilização de um braço, quando tontos, contra agressores armados...). Mais ainda, o fato de não haver regras conduz a um tipo diferente de mecanismo de reflexos (proteção da nossa zona genital e dos nossos olhos, por exemplo). O objetivo é ultrapassar rapidamente a situação. O treino enfatiza a prática na realidade em situações possíveis de ocorrer nos dias atuais. É colocada muita atenção em fatores como a resistência, a velocidade explosiva e a concentração. É comum desenvolver treinos com vários fatores externos propícios a causar distrações, para que o aluno se abstraia de tudo o que é irrelevante e se concentre na ameaça. Mesmo que nos treinamentos grande parte da aplicação de golpes seja controlada e executada de forma segura, pratica-se exaustivamente sparring em todas as fases de combate (pé, clinch, solo) com contacto usando equipamento de protecção adequado, assim como na aplicação das técnicas de defesa pessoal. Todos os soldados das Forças de Defesa da Israel, incluindo todas Unidades de Forças Especiais Israelenses, aprendem krav magá como parte de seu treinamento básico, embora a maioria dos alunos que não fazem parte das Forças Especiais gastem menos tempo treinando krav magá, até uma semana de treinamento, durante algumas horas por dia. Além do mais, o krav magá é o sistema tático defensivo usado para treinar a Polícia de Israel, a Inteligência de Israel e todas Divisões de Segurança. Krav Maga também é ensinado a civis, militares, agências de imposição da lei e agências de segurança ao redor do mundo. O exército sueco utiliza krav magá ligeiramente no treinamento de combate corpo-a-corpo para guerras urbanas. A Federação Internacional de krav magá em Netanya, fora de Israel treina alguns dos melhores guarda-costas do mundo, que utilizam krav magá como uma arte de combate comercial, já que ela inclui vários exercícios para evacuar pessoas importantes através de uma multidão hostil. Além disso, as táticas para executar vários oponentes rapidamente é vital para agentes de proteção pessoal. Em Portugal o Krav Maga integra de forma oficial o currículo de formação dos Oficiais da Força Aérea Portuguesa desde 2008, sob a responsabilidade técnica da Israeli Krav Maga Association, sendo também utilizado por diversas forças de segurança e unidades especiais não só da Polícia como das Forças Armadas.

Sucessão e liderança:
Há inúmeras organizações ao redor do mundo ensinando krav magá ou variantes. Desde a expansão de seu fundador, diferenças têm aparecido, com alegações concorrentes de descendência. Algumas organizações e indivíduos alegam ser a única descendência, enquanto outras argumentam que o krav magá é uma arte "aberta", que não deve ser propriedade de nenhuma pessoa ou grupo. Apesar das tentativas sucessivas de registrar comercialmente o uso de krav magá, não há um instrutor ou organização oficial, embora seja do conhecimento comum que a primeira Organização de Krav Maga a ser criada foi a Israeli Krav Maga Association, fundada por Imi e por um conjunto dos seus melhores alunos em 78, sendo a mais antiga Organização de Krav Maga existente actualmente. A Escola Bukan de Krav Maga, com sede em Israel afirma que Yaron Lichtenstein recebeu de Imi Lichtenfeld, o diploma de 9º Dan e Grão-Mestre em Krav Maga, embasados por diversos documentos assinados pelo fundador. Estas e outras afirmações existentes no site de Yaron Lichtenstein, são controversas e postas em causa tendo em conta uma cerimónia gravada em video datado de 1996. Imi ao graduar Haim como 8ºDan, afirma que essa era a mais alta graduação atribuída por si, afirmando também que Haim atingiria brevemente o 9º e o 10ºDan. Além disso na mesma data, Imi decide deixar um documento escrito e reconhecido em notário mencionando os seus alunos mais graduados acima de 6º Dan e nele não consta o nome de Yaron. Para além destes factos os diplomas da IKMA que Yaron apresenta, nunca foram assinados por Imi mas sim carimbados com a sua assinatura, nem nunca foram oficializados pela IKMA dado que Yaron não fazia parte da Organização nessa altura. O atual Presidente da Israeli Krav Maga Association em Israel, Haim Gidon, afirma que em uma cerimônia da IKMA, em que lhe foi concedido o 8º Dan, Imi Lichtenfeld assegurou que o 9º e 10º seriam os próximos a virem. Desse modo, o presidente da IKMA passou a utilizar o 10º Dan e o título de Grão-Mestre, pois este seria o desenrolar natural dos fatos. Para oficializar esse procedimento foi realizada uma eleição, em assembleia geral da IKMA, em que Haim Gidon foi declarado Grande Mestre e atribuído o 10º Dan. É importante registrar que muitas críticas, por parte das demais organizações, são feitas em relação a essa sucessão da IKMA. Em primeiro lugar, a eleição realizada não representou todas as organizações de krav magá e, logo, não tem legitimidade frente a diversos praticantes em todo o mundo. Em segundo lugar, os críticos apontam que no vídeo utilizado pela IKMA para legitimar os 9º e 10º dan a Haim Gidon, ao contrário do que vem sendo dito, não há a afirmação de que o 9º e 10º Dan seriam concedidos ao mesmo. De fato, se percebe que um dos alunos presentes na cerimônia pergunta a Imi se o 8º Dan que estava sendo concedido a Haim Gidon era a maior graduação no krav magá naquele momento. Imi responde: "No momento é, mas o 9º e 10º Dan ainda virão", não havendo qualquer menção de que estes graus seriam ofertados a Haim Gidon. A Federação Sul Americana de Krav Magá - FSAKM, presidida por Kobi Lichtenstein, afirma que antes de sua expansão, Imi Lichtenfeld não nomeou um sucessor.

Associações e escolas:
Escolas e associações de krav magá tem sido abertas por todo o mundo. Imi Lichtenfeld criou e presidiu uma única organização, a Israeli Krav Maga Association (IKMA), instituição criada por este em 1978, em conjunto com os seus melhores alunos, com o objetivo de servir de apoio, dar formação e divulgar o Krav Maga em Israel e no mundo. Nos primeiros anos, havia poucas disputas pelo poder. As discordâncias entre os fundadores eram menores e eram resolvidas como se resolvem no seio de uma família. Imi Lichtenfeld tinha poder de veto e era a figura dominante, muito respeitado. Com a proliferação do sistema e o surgimento da segunda geração de sócios, as disputas internas e discordâncias foram aumentando. Os principais temas de discussão eram a gestão da organização, as diferenças de opinião sobre a eficácia das técnicas, e, mais importante, a luta pelo estatuto individual. Um pouco por todo o mundo existem associações e escolas, muitas delas fundadas por antigos alunos de Imi Lichtenfeld ou por Instrutores formados pela IKMA, estando ligadas ao método de ensino do próprio Imi Lichtenfeld, divergindo por vezes do Krav Maga original adaptando-o e alterando-o conforme as suas necessidades e realidades dos países onde se encontram. No final da década alguns dos mais graduados alunos de Imi decidem afastar-se da Israeli Krav Maga Association e formar as suas próprias Organizações, com métodos de formação e graduação próprios, todos alegando tê-lo feito com o consentimento do Presidente da Organização. Em 2004 Haim Gidon é eleito em assembleia-geral Presidente da Israeli Krav Maga Associaition. Procurando a expansão do sistema ou por divergência com opções tomadas por Imi e pela Direcção da Israeli Krav Maga Association, surgiram assim diferentes Organizações da modalidade:

- Eli e Avi Avikzar deixam IKMA em 1987, fundam sua própria organização chamada KAMI e um estilo divergente do Krav Maga, o Krav Magen. Eli foi o primeiro aluno de Imi Lichtenfeld a ter recebido a graduação de 8º Dan, obtida apenas por outro Haim Gidon em 1996. Eli morreu em 2004 e Avi assume desde então o comando da organização.

- Haim Zut IKMA deixa a IKMA em 1994 como 7º Dan, fundando a Kapap/Krav Maga Federation.

- Eyal Yanilov afasta-se da IKMA em 1994 como 7º Dan. Em 24 de Outubro de 1995 Eyal e alguns dos seus instrutores pediram permissão a Imi para iniciar a sua própria organização - IKMF ou International Krav Maga Federation. Os fundadores da IKMF foram: Eyal Yanilov, Eli Ben-Ami, Gabi Noah, Micki Asulim, Zev Cohen e Shachar Klarfeld. Eyal é nomeado instrutor chefe da IKMF. Em 2010 por novas divergências com os restantes membros da direcção da IKMF, Eyal afasta-se e cria a Krav Maga Global (KMG).

- Richard Douieb cria a Federação Europeia de Krav Maga em 1988. Afasta-se da IKMA definitivamente em 1998 após a morte de Imi como 5ºDan.

- Kobi Lichtenstein recebe de Imi Lichtenfeld a graduação de 6º Dan e é nomeado responsável pelo desenvolvimento do Krav Maga na América do Sul. Cria a Associação Brasileira de Krav Magá em 1990.

Graduação (faixas):
O sistema de graduação escolhido pelo fundador para o krav magá foi o de faixas coloridas criado por Jigoro Kano - criador do Judô. Atualmente, o krav magá possui diversos sistemas de graduação e variações.

Sistema de faixas coloridas Kawaishi, adotado por Imi Lichtenfeld e utilizado pela Israeli Krav Maga Association Cor e Nível:
Faixa branca
Faixa amarela
Faixa laranja
Faixa verde
Faixa azul
Faixa marrom
Faixa Preta 1º ao 5º Dan
Faixa Vermelho-Branca 6º ao 9º Dan
Faixa Vermelha 10º dan

Sistema da Federação Sul-Americana de Krav Magá (FSAKM), com o tempo de permanência mínimo Cor Nível Tempo:
Faixa branca 6 meses
Faixa amarela 12 meses
Faixa laranja 18 meses
Faixa verde 18 meses
Faixa azul 24 meses
Faixa marrom 24 meses
1º Dan
2º Dan
3º Dan
4º Dan
5º Dan
6º ao 9º Dan
*10º Dan Caberia ao sucessor de Imi Lichtenfeld

Sistema da IKMF:
Existe também o sistema de graduações utilizado pela IKMF-Portugal (representante da International Krav Maga Federation sediada em Israel e com o maior número de filiais pelo mundo inteiro). O responsável mundial pela IKMF é Eyal Yanilov, aluno directo e dos mais graduados de Imi Lichtenfeld, co-autor do único manual de Krav Maga publicado pelo fundador do sistema, Imi Lichtenfeld.

As graduações dividem-se por níveis:
P-1 a P-5;
G-1 a G-5;
Expert (equivale ao cinto negro) E-1 a E-5;
Master (3 níveis de master).
Mostrar
Organizações a abordar esta arte marcial em Portugal
Israeli Krav Maga Association - Portugal - Representante oficial em Portugal da Israeli Krav Maga Association, organização israelita original do Krav Maga, criada em 1978, reconhecida pelo Estado de Israel como entidade dedicada ao ensino e formação de Krav Maga. A IKMA - Portugal é liderada pelo Professor Vítor Martins, Director Técnico da Organização e primeiro Português a obter formação em Israel nesta área, tendo sido o primeiro também estar devidamente habilitado a ensina-la no nosso País. Lidera a equipa de Instrutores de Krav Maga IKMA-P, únicos no nosso País a treinar e elevar efectivamente as suas capacidades de forma regular em Israel com o Grande Mestre Haim Gidon, garantindo assim o mais alto nível de qualidade no ensino da modalidade. Federação Portuguesa de Krav Maga, representante da Federação Europeia de Krav Maga, dirigida pelo instrutor Paulo Pereira, nomeado por Richard Douieb como representante português da FEKM. IKMF - Portugal - Representante oficial em Portugal da International Krav Maga Federation sediada em Netanya (Israel) e reconhecida pelo governo de Israel. Liderado pelo primeiro instrutor de Krav Maga em Portugal, Pablo Balbi Caruso, esta instituição possui Instrutores formados pela IKMF-Israel na área civil, e os primeiros Instrutores Portugueses da IKMF formados em Israel nas àreas Militar e Policial (tendo formação com operacionais no ativo e instrutores com experiência no mundo inteiro). IKM - Portugal - Representante oficial em Portugal da Gabi Noah International Krav Maga sediada em Netanya (Israel). A “Gabi Noah International Krav Maga” (IKM), aparece no final do ano de 2009, liderada pelo Mestre Gabi Noah, um dos alunos do criador do Krav Maga, Senhor Imi Lichtenfeld e um dos fundadores da “International Krav Maga Federation” (IKMF). Escola Bukan de Krav Maga - Portugal - representada pelos instrutores Augusto Alves da Silva (Kiko), Alexandre Louro e Pedro Costa, conta com aproximadamente 300 alunos em Portugal. FSKM - Federação Sul-Americana de Krav Maga - Brasil - representante oficial na América Latina, liderada por mestre Kobi Lichtenstein.

Organizações governamentais:
Além de diversos civis ao redor do mundo, várias organizações governamentais utilizam o krav magá, dentre elas:
Academia da Força Aérea (Portugal);
Comando de Operações Táticas (COT), no Brasil;
Federal Bureau of Investigation (FBI), nos Estados Unidos;
Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos;
Central Intelligence Agency (CIA), nos Estados Unidos;
Guarda Costeira dos Estados Unidos;
SWAT, nos Estados Unidos;
Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale (GIGN), França;
BOPE - Batalhão de Operações Especiais/Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil;
Marinha do Brasil.
Força Especiais do Exército;
Operações Especiais dos Fuzileiros Navais;
Polícia do Senado Federal;
Guarda Municipal do Rio de Janeiro;
Escola de Material Bélico;
IPD (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Exército;
1º Batalhão de Polícia do Exército;
3º Batalhão de Infantaria;
12º BPM;
9º Esquadrão de Cavalaria Montado
Dentre várias outras empresas privadas de todos os setores e empresas de segurança, que não autorizaram a divulgação.

Krav magá na ficção "Filmes"
Na preparação para seu personagem T-X em Terminator 3: Rise of the Machines, a atriz Kristanna Loken treinou Krav Maga, de acordo com comentários incluídos na edição especial do DVD do filme.
A personagem Slim, interpretada por Jennifer Lopez no filme Enough (Nunca Mais) aprendeu krav magá.
O personagem de Viggo Mortensen Tom Stall/Joey Cusack no filme A History of Violence é um ex-mafioso irlandês, conhecido por seus golpes mortais e lutas com movimentos que contém elementos do krav magá.

Televisão:
Paris Geller e Doyle McMaster, da série Gilmore Girls, frequentam aulas de krav magá. Sydney Bristow ,da série de TV Alias, é uma praticante de krav magá.
Tony Almeida, personagem da série 24 Horas, é um instrutor diplomado de krav magá. Ziva David, na série de TV NCIS, pratica o que se presume ser (haja vista ela ser uma oficial do Mossad) Krav Maga. Krav Maga foi uma das formas de combate mostradas no programa Mestres do Combate do Discovery Channel. Na série Lei e Ordem, episódio "Public Service Homicide," um produtor de TV contrata um instrutor de Krav Maga para treinar uma vítima de estupro para que pudesse se defender quando enfrentasse seu estuprador em um vôo.
A personagem Cynthia, interpretada por Tania Raymonde, usa o Krav Maga contra Reese em Malcolm in the Middle, no pátio de sua escola. Mais tarde, no final do mesmo episódio, ela usa o Krav Maga em Malcolm, dentro da sua casa.
Megan Reeves, da série de TV Numb3rs, é uma instrutora de krav magá no Y.
Jimmy Smith e Doug Anderson aprendem Krav Maga em Fight Quest, no 9º episódio da 1ª temporada.[46]
Krav Maga foi exibido no programa de TV Human Weapon, do History Channel.
O personagem Ted Mosby, na série de TV How I Met Your Mother, apanha de sua namorada quando ele termina o relacionamento, após a mesma ter tido várias aulas de Krav Maga; Ted estava receoso dela frequentar tais aulas, mas desconhecia o que era o Krav Maga até apanhar da namorada. No programa de TV Archer, os agentes da ISIS são treinados em Krav Maga. Lisa Simpson, do desenho da TV Os Simpsons, usa o krav magá contra seu irmão Bart, no episódio "The Greatest Story Ever D’ohed" da 21ª temporada. No mesmo episódio, Bart também apanha de uma jovem israelense praticante de krav magá.

Jogos:
Sam Fisher, no jogo Splinter Cell, da franquia de jogos Tom Clancy, é um praticante de Krav Maga. Isso consta em todos os 3 livros Splinter Cell.
Iori Yagami, da franquia de jogos The King of Fighters.

Quadrinhos:
Kitty Pride (Lince Negra) da série X-Men pratica Krav Maga.








Krav magá - Defesa Pessoal da Forças de Defesa de Israel. Krav magá - Defesa Pessoal da Forças de Defesa de Israel. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.