∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Microsoft lança o SONiC para switches baseado no Debian


Nesta semana mesmo nós comentamos sobre o porte do MS SQL Server para Linux por parte da empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen, mas a Microsoft continua surpreendendo, talvez mais os usuários Linux do que os Windows.

Deixando as diferenças ideológicas de lado, mais uma vez a Microsoft abraça o Linux como uma solução viável. A novidade que, mais uma vez, pegou as pessoas, especialmente os fanboys de Linux e Windows, de surpresa foi o lançamento do SONiC, uma distro Linux da empresa, baseada no Debian, destinada para ser utilizada em switchs.

SONiC é uma sigla para "Software for Open Networking in the Cloud" e não deverá ser vendido aos clientes diretamente, pelo menos por enquanto, mas fará parte do background da companhia e dos serviços oferecidos. Você pode encontrar mais informações sobre o sistema no blog do Microsoft Azure. Quem quiser ver o projeto mais de perto poderá consultar o código e baixar o SONiC diretamente no GitHub do projeto.

Só um alerta para os que são mais leigos sobre o assunto, houve essa confusão também quando a Microsoft lançou o ACS no ano passado, as pessoas acharam que a empresa estaria criando um produto para desktop, assim como o Windows, o que não era verdade, da mesma forma é o SONiC, ele é um sistema para switchs de rede, e não para o seu computador tradicional.

A Microsoft, que um dia viu o Linux como seu inimigo, hoje tem ele como um dos seus maiores aliados, o que você acha dessa mudança no comportamento da empresa?

A comunidade Debian Brasil no Facebook fez uma publicação a respeito do assunto explicando melhor o projeto, dando a entender que não se trata exatamente de uma nova distro com base no Debian, mas um serviço que roda com base nele.

SONiC é um conjunto de ferramentas que roda sobre o Debian, a Microsoft possui uma versão empacotada com o sistema, o que faz dele uma distro Linux com base no Debian já com as ferramentas instaladas (olha aí a "refisefuqui" da Microsoft), a empresa também comentou que futuramente a SONiC poderá usar como base outra distro Linux.


Por: Dionatan Simioni
Fonte: Diolinux
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica
Blog: Diogenes Bandeira
Microsoft lança o SONiC para switches baseado no Debian Microsoft lança o SONiC para switches baseado no Debian Reviewed by Diogenes Bandeira on 11:10:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.