∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Microsoft apresenta soluções para segurança e defesa na LAAD 2015


Durante a LAAD 2015, feira internacional com foco em soluções para segurança e defesa, que acontece entre os dias 14 e 17/04, a Microsoft, por meio de sua divisão de Justiça e Segurança Pública no Brasil vai apresentar seu portfólio em soluções para defesa nacional e segurança cibernética.

A unidade é responsável pela oferta de softwares e serviços de tecnologia da informação (TI) que ajudem a tornar processos mais ágeis, integrados, produtivos e eficazes, seja na esfera federal ou em governos estaduais e municípios.

Lançada na edição do ano passado da LAAD, a divisão de Justiça e Segurança Pública na Microsoft Brasil integra um programa global de cidades sustentáveis da companhia, o City Next, que inclui países, como Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia entre outros.

A iniciativa prevê o uso de tecnologias como big data, computação em nuvem e mobilidade para aprimorar a qualidade de serviços públicos, entre eles os de segurança.

Neste primeiro ano de atuação, a unidade foi responsável pelo desenvolvimento de um sistema inteligente de monitoramento criminal para o Governo do Estado de São Paulo, o Detecta.


Tecnologia no combate contra à criminalidade
O Detecta é baseado no sistema que foi implementado na prefeitura de Nova York e que utiliza tecnologia de ponta para aprimorar o trabalho policial. Trata-se de um mecanismo capaz de reunir informações e dados de câmeras de segurança, leitores de placas de carro, mandados de prisão, medidas cautelares, furto/roubo de veículos, furto/roubo de placas de veículos, veículos, condutores, detectores de radiação, ligações de emergência, boletins de ocorrência, históricos criminais e diversas outras bases de dados de segurança pública e defesa social. O sistema, batizado de Domain Awareness System (DAS), permite o acesso rápido e a correlação entre dados que antes não estavam interligados e demoravam dias, semanas e até meses para serem reunidos por investigadores.

Como nos buscadores de sites, a solução faz a indexação de grandes quantidades de informação policial e faz associações automáticas entre esses dados. As informações coletadas pelo Detecta, que podem ser características de um suspeito coletada por câmeras de monitoramento ou a forma como um crime foi praticado, são associadas a partir de semelhanças entre elas. Além disso, o sistema permite que informações de diversos bancos de dados sejam filtradas de uma forma pré-estabelecida para que seja emitido um alerta sobre crimes, como por exemplo: um veículo sendo abordado ou monitorado por um leitor de placas será cruzado com mandados de prisão expedido contra seu proprietário, registros históricos de BO, ligações no 190 entre outras ocorrências.

A ferramenta oferece essas funções porque une as tecnologias mais modernas na área da computação: Big Data, que armazena e processa grandes quantidades de informações, e Business Intelligence, que permite processar informações para finalidades determinadas previamente, como no caso dos alarmes.

Apesar de ser um sistema de alta tecnologia, o seu uso será fácil para o usuário final, neste caso o policial. A ferramenta dispõe as informações de forma intuitiva e, sempre que possível, localizadas em um mapa.

O acesso ao sistema poderá ser feito por meio de computadores, notebooks, tablets e smartphones, mas com comando a partir dos Centros de Comando e Controle, como o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), do Cepol (Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil) e do Ciisp (Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública).

O sistema foi desenvolvido para suportar bilhões de informações e documentos e milhares de usuários em qualquer tipo de dispositivo quer um vídeo-wall, desktop, tablet ou smartphones.


Parcerias
Assim como em outras áreas de negócio da Microsoft, a atuação da divisão de Justiça e Segurança Pública terá como principal pilar o trabalho com empresas parceiras. Para isso, a Microsoft mantém parcerias com companhias como Motorola Solutions, Accenture, Avanade, Capgemini, Allen, Telefônica, Genetec e Esri.

A Motorola Solutions é a parceira da Microsoft na oferta de sistemas de radiocomunicação. A infraestrutura de telecomunicações para centros de dados, bem como a gestão e o suporte técnico de ambientes computacionais ficam a cargo da Telefônica. Já a Genetec é parceira na gestão de sistemas de vídeo-monitoramento, enquanto a Esri atua com sistemas geográficos de informações.


Por: Sid Vicious
Fonte: Baboo.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Microsoft apresenta soluções para segurança e defesa na LAAD 2015 Microsoft apresenta soluções para segurança e defesa na LAAD 2015 Reviewed by Diogenes Bandeira on 22:08:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.