∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Software permite que celulares trabalhem como bloqueadores de sinal.

Depois da polêmica envolvendo a vigilância do governo dos Estados Unidos em diferentes plataformas e veículos de informação ou interação social, um novo assunto voltou a chamar a atenção das pessoas: a segurança dos seus smartphones — afinal de contas, as suas ligações e mensagens de texto podem estar sendo interceptadas.

Para contribuir com uma espécie de solução para o pessoal mais interessado em segurança, um grupo de pesquisadores da Technical University of Berlin, na Alemanha, criou um software que pode transformar smartphones em uma espécie de jammer. Isso quer dizer que os aparelhos são capazes de bloquear ligações e mensagens de texto.

A novidade foi apresentada para avaliação em Washington, nos Estados Unidos, e tem grandes chances de ser utilizada para facilitar a solução de situações de grande risco, como missões secretas, por exemplo. Além disso, o estudo também pode ser uma forma de melhorar os sistemas de comunicação utilizados hoje em dia.

Ainda há restrições e imperfeições...
O funcionamento do programa utiliza firmwares desenvolvidos exclusivamente para rejeitar ligações e mensagens de texto. Isso é feito de uma forma relativamente simples, já que os dados são interceptados no meio do caminho entre as antenas e os celulares de destino e então derrubados, de forma que seja possível impossibilitar a troca de informação em uma área de até 120 metros de alcance.

No entanto, o sistema ainda está em desenvolvimento, sendo que o software funciona apenas com aparelhos GSM e modelos da Motorola — ou seja, celulares antigos, como você pode conferir acima. Além disso, a equipe de pesquisadores não desenvolveu um método para identificar quais dados sofreram tentativa de acesso, apesar de isso ser possível em um futuro próximo.
Por: Rafael Gazzarrini.

Software permite que celulares trabalhem como bloqueadores de sinal. Software permite que celulares trabalhem como bloqueadores de sinal. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 02:12:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.