∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

NSA pode substituir empregados por sistemas automatizados de gerenciamento.

Durante uma conferência sobre segurança online realizada nesta semana em Nova York, Keith Alexander, diretor da NSA (Agência de Segurança Nacional), disse que a companhia norte-americana pode substituir cerca de 90% de seus administradores por sistemas automatizados de gerenciamento. “Temos colocado pessoas [nos departamentos] de transferência e segurança de dados, trabalho em que as máquinas são provavelmente melhores”, disse o diretor.

As declarações de Alexander fazem referência à recente polêmica que chegou aos holofotes da mídia: Edward Snowden, um ex-funcionário da agência, pode fazer com que informações sigilosas relacionadas à vigilância de dados feita pelos EUA venham a público. De acordo ainda com o diretor, “automatizar os sistemas faria com que as redes da NSA ficassem mais seguras”.

Atualmente, a NSA possui por volta de 1.000 empregados na área de administração de sistemas. Os funcionários humanos trabalham à base de confiança e ficam sujeitos, assim, a variações emocionais das mais diversas ordens “No final do dia, é tudo sobre pessoas e confiança”, comentou Alexander. “Se elas abusarem dessa confiança, danos enormes podem ser causados”, disse ainda o executivo.

Em um primeiro momento, parece razoável considerar a possibilidade de contratação de serviços automatizados de gerenciamento de dados. Isso traz, naturalmente, ao menos uma tensa questão à tona: quais tipos de serviços as agências governamentais de segurança estariam realmente prestando à sociedade?
Por: Ramon Voltolini.

NSA pode substituir empregados por sistemas automatizados de gerenciamento. NSA pode substituir empregados por sistemas automatizados de gerenciamento. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 21:15:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.