∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Cientistas criam disco de quartzo 5D que pode armazenar até 360TB de dados


Cientistas da Universidade de Southampton anunciaram a criação de um disco de quartzo 5D (five dimensional) que pode armazenar até 360TB de dados.

Além da alta capacidade para armazenamento, o disco também oferece alta durabilidade para os dados armazenados – 13,8 bilhões de anos em temperaturas de até 190°C.

Usando vidro nanoestruturado, cientistas do Optoelectronics Research Centre (ORC) na Universidade desenvolveram o processo de gravação e recuperação dos dados digitais em cinco dimensões.

A capacidade de armazenamento pode chegar a até 360TB por disco e cada um deles oferece estabilidade termal de até 1.000°C, o que abrirá o caminho para a nova era de arquivamento “eterno” de dados digitais.

Por ser uma forma estável e segura de armazenamento, a tecnologia pode ser muito útil para empresas e organizações com um grande volume de informações, como arquivos nacionais, museus e bibliotecas para preservar estes dados.

A tecnologia foi demonstrada pela primeira vez em 2013, quando uma cópia com 300kb de um arquivo de texto foi armazenada com sucesso no disco de quartzo 5D.

Agora, documentos importantes como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e até mesmo a Bíblia Kings James tiveram cópias digitais armazenadas nos novos discos.

Uma cópia da Declaração Universal dos Direitos Humanos gravada no disco 5D foi entregue à UNESCO pelo ORC durante a cerimônia de encerramento do International Year of Light (IYL) no México.

Os documentos foram gravados por um laser ultrarrápido, que produz pulsos de luz extremamente curtos e intensos. Os arquivos são escritos em três camadas de pontos nanoestruturados.

Estas nanoestruturas alteram a forma como a luz passa pelo quartzo, modificando a polarização da luz para que ela possa ser lida por uma combinação de microscópio eletrônico e polarizador.


Cientistas criam disco de quartzo 5D que pode armazenar até 360TB de dados Cientistas criam disco de quartzo 5D que pode armazenar até 360TB de dados Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 20:44:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.