∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Hacker utiliza chip NFC implantado na mão para invadir smartphones


Os implantes de tags NFC não são exatamente uma novidade, nós já falamos bastante a respeito dessa tecnologia, que é geralmente usada para desbloquear fechaduras inteligentes compatíveis com o protocolo de comunicação e até interagir com aparelhos eletrônicos.

Entretanto, o hacker norte-americano Seth Wahle apresentou recentemente em uma conferência de segurança em Maiami, Estados Unidos, uma nova e nefasta utilidade para os chips: invadir smartphones Android.

Em vez de conter códigos de acesso, a tag NFC de Wahle possui uma espécie de vírus que utiliza uma vulnerabilidade do protocolo para ordenar a instalação de um aplicativo no gadget da vítima. Se instalado com sucesso, o app dá acesso total ao aparelho, expondo sua agenda de contatos, registros, mensagens e qualquer outra informação que você possa imaginar. Durante a apresentação, o pesquisador demonstrou que é possível até ativar a câmera do celular e tirar uma foto.

Outro pesquisador chamado Rod Soto, que ajudou Wahle a desenvolver o programa, explicou na conferência que a técnica é pouco elegante e que se vale de vulnerabilidades já conhecidas. Apesar disso, o método ainda é bastante eficiente, pois exige apenas que o invasor aproxime a tag NFC ao aparelho da vítima.

Muitos dispositivos modernos além dos smartphones estão aderindo à tecnologia NFC, como máquinas de cartão e portas inteligentes, o que gera preocupações entre especialistas da área de segurança. Afinal de contas, um kit completo para implantar uma tag NFC pode ser encontrada por menos de US$ 99 (R$ 300) em vários lugares do mundo.


Por: Ricardo Costa.
Fonte: Forbes e Tecmundo.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Hacker utiliza chip NFC implantado na mão para invadir smartphones Hacker utiliza chip NFC implantado na mão para invadir smartphones Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 13:59:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.