∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Stefanini e Nuance trazem ao Brasil biometria por voz.


A Stefanini, provedora global de soluções de negócios baseadas em tecnologia, por meio de sua subsidiária Woopi, e a Nuance, especialista em sistemas de reconhecimento e processamento de voz, implementam tecnologia de biometria de voz em oito de suas operações de Service Desk no Brasil.

O objetivo da tecnologia é automatizar os processos de troca de senha, que deixam de demandar o uso de pins ou senhas alfanuméricas. Essas, por sua vez, serão trocadas por uma mensagem-chave que identifica o usuário por meio de características únicas em sua voz. Além disso, os sistemas de biometria de voz da Nuance, reconhecidos como os mais sofisticados do mundo e em uso por mais de 50 milhões de usuários, também são capazes de identificar tentativas de fraude como gravações e imitações.

Além de melhorar a experiência, a operação também se torna mais segura. Perguntas de validação comuns, como nome dos pais ou local de nascimento, podem ser descobertas pela internet. Já a voz humana tem características únicas e inimitáveis.

De acordo com Alexandre Winetzki, presidente da Woopi, empresa de pesquisa e desenvolvimento da Stefanini e responsável pela implementação da tecnologia no Brasil, um usuário leva, em média, pelo processo normal cerca de 30 segundos para ser identificado numa central de atendimento, Já por meio do uso da biometria de voz, esse tempo cai para cinco segundos. “É desafiador e fascinante trabalhar com a tecnologia de biometria de voz. Queremos reduzir drasticamente o número de resets de senha e tempo de validação em operações de atendimento, tornando a experiência do usuário mais simples e satisfatória”, afirma o executivo.

A Stefanini e a Nuance também estão apostando na eficiência de grandes call centers para implementar a tecnologia de biometria de voz, onde o número excessivo de pedidos de criação de senhas compromete a rentabilidade da operação, gerando um número muito alto de horas inativas por parte dos agentes de atendimento.

“A lógica nesse caso é simples, pois um atendente pode esquecer uma senha numérica, mas nunca esquecerá a própria voz. Por isso, a implantação da voz do usuário como senha única de acesso a sistemas gera um retorno sobre investimento claro na implementação da tecnologia”, conclui Winetzki.


Por: Jocelyn Auricchio.
Fonte: B!t Magazine.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Stefanini e Nuance trazem ao Brasil biometria por voz. Stefanini e Nuance trazem ao Brasil biometria por voz. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 21:08:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.