∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

∴ Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica ∴

Intel lança chip com tecnologia 14nm e com 13 camadas de transistores Broadwell FinFET.


Quando a Intel anunciou os detalhes sobre o seu processador de 14nm no ano passado, ele levantou as sobrancelhas em alguns círculos, alegando algumas figuras de escala extremamente agressivos.Simplificando, a Intel afirmou que iria entregar um melhor processador de 14nm com características superiores, morre o tamanho e a eficiência global do que qualquer produto concorrente TSMC, seu maior concorrente fundição, lançaria em 20nm. Este previsivelmente começou uma nevasca PR entre as duas empresas.

Intel declarou que iria trazer 14nm com escala substancial transistor passo fin, pitch gate transistor, e arremesso de interconexão, com uma redução significativa na escala SRAM.Agora, uma análise independente e engenharia reversa de Chipworks confirmou que a Intel de fato cumprir as suas promessas tecnológicas. Passo portão foi medido em 70nm ~, pitch fin em ~ 42nm, e um design de metal 13-camada mais complexa. Intel já havia preso com projetos de nove camadas antes de pisar até 11 por sua Bay Trail SoC.

Os transistores FinFET de um chip de 14nm Broadwell, como pode ser visto a partir de cima na vista em planta.
[Crédito da imagem: Chipworks]

Camadas metálicas no interior de um chip são utilizados para ligar várias características e as áreas do chip. Como chips ficaram menores tornou-se cada vez mais difícil separar os fios de uma forma que não dispensem o aumento do desempenho dos próprios transistores. A decisão da Intel para a etapa até um projeto de 13 camada pode ser parcialmente responsável por dificuldades de Broadwell; as camadas mais metal que você tem que conectar o mais difícil é para projetar o chip de forma eficiente.

A um deslizamento potencial que Chipworks observa é que, enquanto a Intel alegou um arremesso de 52nm interconexão, eles mediram 54nm - mas eles também dizem que isso está dentro da margem de erro da medição, e que a Intel pode simplesmente ter medido a partir de um ponto diferente da matriz. Eles também confirmam que a Intel atingiu seu alvo SRAM tamanho celular de 0,058 mm 2.

Um chip de 14nm Broadwell, lado-a, mostrando todos os 13 camadas
Outro tiro das barbatanas dos 14nm transistores Broadwell FinFET

O que isso significa para Broadwell?
Então, o que significa que a grande imagem de hardware da Intel? Isso significa que eu estou mais inclinado a pensar que os problemas da Lenovo Yoga 3 Pro ou são causados ​​por decisões de design da Lenovo ou por um software de gerenciamento de energia.Motoristas de nível de sistema operacional também pode ser um problema. Exatamente bater suas metas de nó processo não significa necessariamente dizer nada sobre o chip subjacente - Broadwell ainda pode usar mais energia do que a Intel projetou, por exemplo, ou pode não atingir freqüências-alvo. Ele pode bater todas essas métricas, mas têm dificuldade com os rendimentos.

No mínimo, estes dados sugerem que a Intel estava jogando em linha reta quando declarou sua tecnologia de 14nm seria um enorme passo em frente e combinar objetivos históricos de escala. Seja ou não a Intel pode conferenciar essas vantagens para melhorar sua estrutura de custos e wafer custa ainda é uma pergunta muito aberta. Com 450 milímetros wafers em espera e EUV ainda incerto, o custo mais elevado em cada nó adicional ainda pode envenenar tentativas quaisquer fabricantes de semicondutores 'para empurrar para tecnologias de processo mais baixas - é apenas não está claro quando isso vai acontecer.

Aqui está o que eu suspeito que isso significa que, estritamente falando para mim mesmo:Broadwell bem pode empurrar para baixo em envelopes de poder que competem com produtos "pouco centrais" , mas a experiência do usuário as pessoas se será muito dependente do tipo de opções de design do OEM faz. Um Broadwell mal-refrigerado pode realmente sentir como um Atom. Um projeto bem-refrigerado deve ser um pouco mais forte. Em última análise, no entanto, Broadwell não quebrar as leis da física - e as leis da física ditam bastante forte de que há um custo de calor para cada grau de computação que você executa. Em um certo momento, de Broadwell "grande núcleo" escala-down e do Atom "pequeno-core" scale-up está indo se encontrar e combinar entre si.

Fonte: Extreme Tech.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Intel lança chip com tecnologia 14nm e com 13 camadas de transistores Broadwell FinFET. Intel lança chip com tecnologia 14nm e com 13 camadas de transistores Broadwell FinFET. Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica on 01:59:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pixel Segurança Eletrônica

Pixel Segurança Eletrônica
Tecnologia do Blogger.